15.Jul - Gaúchos querem reduzir ICMS sobre vinho

Gaúchos querem reduzir ICMS sobre vinho


O Rio Grande do Sul é o principal produtor de vinhos do Brasil
Vereadores de Caxias do Sul (RS) aprovaram por unanimidade uma moção que pede a redução na cobrança do ICMS (imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação) para o vinho gaúcho.   

O documento foi enviado aos deputados estaduais e federais do estado, à governadora Yeda Crusius e aos secretários estaduais da Agricultura , Pecuária, Pesca e Agronegócio, João Carlos Fagundes Machado, e da Fazenda, Ricardo Englert.

Uma das motivações para a reivindicação dos vereadores de Caxias do Sul foi a redução no imposto sobre o vinho, promovida há algumas semanas em Santa Catarina. "Lá o governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) conseguiu reduzir de 25% para 3% o ICMS para aquecer o setor. No RS isso também é viável", argumenta o vereador Mauro Pereira (PMDB).

Principal estado produtor de vinhos no Brasil, o Rio Grande do Sul teme perder espaço no mercado dos para seus vizinhos de Santa Catarina e Paraná. A iniciativa pretende reverter essa tendência.

Confira as notícias sobre vinhos brasileiros...

+Vinícola lança espumante feito com uvas do Vale do São Francisco
+Vinhos brasileiros brilham em concurso na Hungria
+ Vinho brasileiro entra na cena mundial

O Melhor Vinho do dia: Para acompanhar o crescimento da economia brasileira!

Da redação

Publicado em 15 de Julho de 2009 às 09:58


Notícias