Revista ADEGA
Busca

Vinho - 28.Out - Pesquisa

Geólogos afirmam que solo não influi no gosto do vinho; vinicultores discordam


Apesar de muitos peritos em vinhos dizerem que o tipo de solo influencia o gosto do vinho, geólogos negam veementemente essa premissa, afirmando que os minerais encontrados na terra não estão presentes na fase final do vinho.

Pesquisadores acreditam que os níveis de minerais presentes na bebida são mínimos, e por isso não há possibilidade de o ser humano sentir o gosto nem o cheiro destes sais, já que seu limiar de percepção exige coeficientes mais altos. Mas mesmo assim, vinicultores não levam em conta o estudo.

Os de Oregon, por exemplo, continuam a dizer que o solo e o clima fazem toda a diferença. Para eles, a topografia é um fator muito importante, já que influencia na quantidade de sol que as vinhas recebem ao longo do dia.

Para esses produtores, os minérios encontrados no solo dão características diferentes a cada variedade de uva, e como Oregon tem tipos de solo variados, os vinicultores esperam tirar proveito desse bem natural.

Apesar do estudo ter sido bem divulgado, ele não é bem aceito por produtores, que mesmo com todas estas evidências, continuam a acreditar na unicidade de seus vinhos.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Vinho Verde é o segundo vinho português mais exportado

+ O Melhor Vinho do dia: Aos deliciosos vinhos franceses!

+ Safra italiana mostra excelente qualidade

+ Colheita das D.Os galegas é 17% maior do que em 2008

+Bahia quer trazer tecnologia francesa para seus vinhedos


Redação
Publicado em 28/10/2009, às 15h03 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias