Vinho - 16.Out.

Gérard Basset irá produzir vinhos de châteaux desconhecidos

por Redação

Junto com um enófilo e um quarteto de chefs ganhadores de estrelas Michelin, o renomado sommelier Gérard Basset irá criar uma marca com quatro vinhos produzidos em châteaux desconhecidos de Bordeuax.

divlgaçã
Vinho do chef Yannick Alleno

A nova marca, chamada de SGC ou Le Secret des Grands Chefs, terá quatro vinhos safra 2009 de vinhedos menos conhecidos de Pauillac, St Emilion, Pomerol e Médoc, com preços partindo dos 200 euros.

Basset, proprietário do Hotel TerraVina em New Forest, e o enófilo Arnaud Christiaens idealizaram o projeto  e irão realizá-lo em conjunto com os chefs Bruno Ménard, do L'Osier no Japão;  Frédéric Anton, do Le Pré Catalan, Alain Dutournier, do Carré des Feuillants; e Yannick Alleno, do Le Meurice, todos em Paris. "Cada chef está trabalhando com um Châteu para produzir o vinho no qual colocarão seus nomes", disse Christiaens.

A ideia é encontrar vinhos de baixo desempenho, mas de ótimos terroirs, e dar dinheiro, equipe especializada e equipamento aos chefs para produzirem os vinhos com um potencial pleno. Os nomes dos châteaux serão mantidos em segredo. "A dica está no nome da marca", disse Basset.

De acordo com Christiaens, um dos vinhedos é adjacente de um First Growth histórico em Bordeaux. "Mas todos eles têm incríveis terroirs que permitem produzir vinhos com qualidade de First e Second growth", garante ele. Já foram produzidas 42 mil garrafas dos quatro vinhos, que serão vendidas mundialmente pelos maiores distribuidores de cada mercado internacional.

Mais notícias sobre vinhos...

Relatório diz que demanda e oferta de vinhos vão atingir equilibrio
Vinícola cria projetos para o mês de combate ao câncer de mama
Domaine Sainte Rose produzirá vinho na Inglaterra
Britânicos se sentem intimidados na hora de escolher vinhos
Iniciativa leiloa vinhos do DWWA para ajudar familias necessitadas

palavras chave

Notícias relacionadas