Vinho - 19.Mar

Governo brasileiro quer implementar medidas de Salvaguarda para vinhos importados

por Redação

A Secretária do Comércio Exterior (Secex) brasileira, após analise das vendas de vinhos dos últimos anos, autorizou a abertura da investigação para determinar se há necessidade para a criação de medidas de Salvaguarda para o mercado nacional vinícola.

Divulgação

A medida serve para proteger o comércio nacional, que teve uma queda nas vendas desde 2004, de 22 milhões de litros de vinhos para 19 milhões no último ano; enquanto as exportações no Brasil cresceram de 369 milhões para 77,6 milhões de litros, no período de 2004 para 2011.

Para evitar um prejuízo ainda maior e aumentar a competitividade dos vinhos nacional, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) pode aumentar o valor dos impostos ou estabelecer uma restrição quantitativa aos vinhos importados, enquanto o setor afetado cria um programa para voltar a competir com as importações.

O foco principal da medida são os vinhos portugueses, italianos e chilenos, que tem uma grande competitividade com o mercado doméstico; Isso porque parte dos vinhos europeus tornaram-se mais baratos com a crise financeira, segundo produtores brasileiros; e os vinhos chilenos não pagam impostos de importação desde o ano passado, por causa de um acordo com o Mercosul.

O consultor Welber Barral, ex-secretário de Comércio Exterior, o governo deveria mudar sua estratégia. "Seria mais eficiente aumentar a qualidade e a competitividade do produto nacional" afirma, e explica que a medida terá efeito contrário.

Mais notícias sobre vinhos..

Brad Pitt e Angelina Jolie começam a produzir seu próprio vinho
As exportações de vinhos portugueses para China dobraram em 2011
Casa de leilões pretende processar homem por vender vinhos falsos
Château cultiva uvas Carménère pela primeira vez graças às mudanças climáticas
Cidade mexicana cria projeto para evitar a falsificação de vinhos

palavras chave

Notícias relacionadas