28.jan - Governo quer criar pólo vinícola

Governo paranaense quer criar pólo vinícola no estado

por Redação

Para estimular a vitivinicultura e tornar o estado uma referência na produção e industrialização da uva americana, o governo do Paraná lançou o projeto "Consolidação da Uva Rústica como Negócio da Agricultura Familiar no Paraná". O objetivo é fomentar o mercado vinícola, melhorando a qualidade de vida das famílias que vivem da agricultura. A ação prevê ainda a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos produtores de vinhos e derivados cujas uvas são cultivadas no estado.

A iniciativa chamou a atenção da Vinícola Campo Largo, produtora de vinhos de mesa do Paraná. A vinícola já está investindo R$ 400 mil na aquisição de mudas certificadas e na orientação de famílias que irão cultivar as uvas, com o acompanhamento de um agrônomo.

O projeto irá atingir cerca de 5 mil agricultores, gerando uma produtividade de mais de 20 milhões de kg/ano e injetando R$ 25 milhões anuais nas economias locais. Sua importância também é evidente uma vez que os gaúchos concentram 90% da produção vinícola brasileira.

Fábrica da Vinícola Campo Largo

palavras chave

Notícias relacionadas