Vinho - 28.Out - Arte de rua no mundo do vinho

Grafiteiro ilustra rótulo de vinho francês

por Redação

O rótulo do novo vinho: "uma arte vibrante para um vinho vibrante"
Na última década, a arte de rua ganhou prestigio ao redor do mundo, deixando para trás parte da antiga imagem de rebeldia e passando a figurar entre importantes movimentos culturais. Prova disso é o rótulo do novo vinho da apelação francesa Crozes-Hermitage, lançado na quinta-feira passada (21).

Jonathan "Meres" Cohen, um dos maiores grafiteiros da atualidade, foi escolhido para ilustrar a etiqueta do cuvée Cave de Tain Crozes-Hermitage. O artista é o proprietário do edifício 5 Pointz, localizado no Queens, em Nova Iorque, onde grafiteiros de todo o globo se encontram para praticar seu trabalho.

Durante muito tempo Julie Campos, diretora da vinícola Cave de Tain l''Hermitage e fã da arte de rua, procurou por uma oportunidade para encontrar Meres frente a frente e propor uma parceria. Quando finalmente conseguiu e viu sua sugestão ser aceita pelo artista, os dois embaracaram em um processo criativo de encorajamento e seleção.

Ela conta que as primeiras ideias do grafiteiro para o rótulo foram um pouco "receosas", pois ele dizia conhecer muito pouco sobre a cultura vitivinícola. No entanto, aos poucos ele foi dando asas à sua criatividade, criando um desenho inovador. Para Julie, o objetivo era esse mesmo: fugir das formalidades e tradições que normalmente constituem uma etiqueta de vinho. "Nós não queríamos limitar seu trabalho", explica.

O rótulo do Cave de Tain l''Hermitage foi especialmente concebido como um desenho iconoclasta por uma forma de arte iconoclasta, "uma arte vibrante para um vinho vibrante", segundo a diretora da vinícola.

ESPECIAL: Folia em terras lusas - Na Quinta da Aveleda, a arquitetura se une à natureza e se torna muito mais do que apenas detalhe. Lá, arquitetura é arte realmente

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Château Lafite Rothschild estampa garrafas com símbolo chinês

+ Associação Brasileira de Enologia elege Lucindo Copat o "Enólogo do Ano 2010"

+ Vinícola francesa passa a utilizar "garrafa revolucionária"

+ Vinícolas libanesas organizam degustação em Londres

+ Vinícola na Califórnia faz parceria para salvar oceanos

palavras chave

Notícias relacionadas