Vinho - 09. Mai - Precisão nas vinículas

Helicóptero teleguiado é desenvolvido para monitorar uvas em vinícolas

por Redação

Segundo o site Decanter.com, foi desenvolvido em Bordeaux um helicóptero teleguiado para monitorar a condição das uvas. Esse grande aparato tecnológico, o Scancopter 450, foi elaborado pela companhia aeronáutica Fly-n-Sense e é capaz de pairar tanto a 1cm como a 260m do chão.

Fly-n-Sense
O Scancopter 450 é totalmente automático

Testado pela primeira vez na vinícola Chateau Luchey-Halde, ele pode voar a até 70 km/h ou permanecer estático por longos períodos, enquanto são feitas análises ou imagens. O helicóptero é totalmente automático: seu sistema de GPS permite que ele decole e pouse de maneira independente.

Usando uma tecnologia desenvolvida pelo exército, ele pode fazer imagens mais sofisticadas que satélites, e pode ser equipado com uma variedade de câmeras para checar maturidade das uvas, irrigação, eficiência dos tratamentos, além de diversos outros dados.

Uma câmera para identificar doenças específicas das videiras está em desenvolvimento. O custo básico da máquina, sem câmeras ou extras, é de 15 mil euros.

"Nós testamos câmeras termais e infravermelhas, e os testes foram positivos", contou Pierre Darriet, diretor técnico da Luchey-Halde. "A máquina oferece claramente a chance de verdadeira precisão na vinicultura, e é um modo eficiente de medir grandes ou pequenas parcelas de videiras em um nível microscópico".

A Fly-n-Sense planeja realizar outros testes em Saint Emilion, em julho deste ano.

Mais notícias sobre vinhos...

+ Produção de vinhos ecológicos cresce na Espanha

+ Projeto de lei na Argentina visa criar vinho estatal

+ Ponte na Alemanha cruzará vinícolas com as "melhores Rieslings do planeta

+ Família real planta vinhedos em parque na Inglaterra

+ Rótulo de vinho espanhol convida consumidor a interação

+ Nova marca de vinho arrecada mais de 600 mil dólares para caridade

palavras chave

Notícias relacionadas