Curiosidades

Vinhos que lembram personagens históricos - parte 2

Elegemos 20 rótulos que homenageiam grandes nomes

por Por Arnaldo Grizzo

[Colocar Alt]

Richelieu

Os duques de Richelieu exerceram grande influência na política francesa na Era dos Luíses. Um dos mais proeminentes foi o poderoso Cardeal Richelieu, o principal ministro do governo de Luís XIII. Outro foi o Marechal Richelieu, seu sobrinho-neto, amigo íntimo do rei Luís XV. Mas, apesar de ficarem famosos por uma parte apenas de seus nomes, ambos eram duques de Richelieu e Fronsac (comuna na região de Bordeaux). Lá, tanto o cardeal quanto o marechal possuíam terras com vinhedos. Diz-se que o marechal, conhecido por seu hedonismo, apresentou seus vinhos à corte de Versalhes. Hoje, o local abriga o  Château  Richelieu.

[Colocar Alt]

Leonardo da Vinci

Gênio da Renascença, Leonardo da Vinci foi muito mais do que um simples artista. Ele influenciou gerações com seus trabalhos. Acredita-se ainda que ele tenha sido proprietário de um pequeno vinhedo no centro de Milão (atualmente replantado), recompensa recebida por ter realizado a “Santa Ceia” para seu mecenas, Ludovico Sforza. Vale lembrar ainda que Vinci, onde o artista nasceu, é uma comuna perto de Florença. Lá hoje fica a sede da Cantine Leonardo da Vinci, fundada em 1961 da união de 30 pequenos produtores. Uma série de rótulos das mais diversas denominações toscanas (Chianti, Morellino, Brunello) são produzidos com o nome do pintor, além de ostentar algumas de suas obras.

[Colocar Alt]

Ludwig van Beethoven

Muitos consideram Beethoven o principal nome da história da música. Ele não só revolucionou a música de sua época como influenciou todas as gerações posteriores até os nossos dias. O gênio morou em Viena, na Áustria, num apartamento no subúrbio da cidade, em Pfarrplatz. Acredita-se que lá criou algumas de suas principais composições, entre elas a Terceira Sinfonia, (a Eroica, e a Nona. Ambas, aliás, serviram de inspiração para a vinícola vienense, Mayer am Pfarrplatz, criar os rótulos Cuvee Eroica e Beethoven No.9.

[Colocar Alt]

Wolfgang Amadeus Mozart

Prodígio musical, acredita-se que Mozart tenha começado a escrever sua primeira sinfonia ao oito anos de idade. Desde muito jovem, passou a viajar pela Europa com sua família parando de cidade em cidade para demonstrar seus talentos. Em uma dessas viagens, esteve no norte da Itália, onde teve contato com o vinho Marzemino, que posteriormente citaria numa de suas mais famosas óperas, Don Giovanni. Não à toa, os produtores do Trento até hoje evocam Mozart para falar de seu vinho tinto mais conhecido, entre eles, a cantina Concilio, que colocou o nome do compositor no rótulo.

[Colocar Alt]

Giuseppe Garibaldi

O guerrilheiro Giuseppe Garibaldi é chamado de “herói de dois mundos” por sua atuação em conflitos na Europa e na América. Ele lutou nas guerras pela unificação italiana em meados do século XIX assim como na Revolução Farroupilha, no Rio Grande do Sul. Em 1900, seu sobrenome foi usado para batizar uma cidade na Serra Gaúcha. Anos mais tarde, a principal cooperativa vinícola do município o homenageou dando seu nome a um de seus principais espumantes.

[Colocar Alt]

Arquimedes

Um dos mais notáveis matemáticos da antiguidade, Arquimedes criou diversas leis da física, como a do empuxo e da alavanca. Seus trabalhos até hoje influenciam a física, engenharia, astronomia, matemática etc. Nascido em Siracusa, nunca se ouviu dizer que ele tenha tido alguma relação com o vinho. No entanto, atualmente, um rótulo da vinícola Coppola, nos Estados Unidos, leva seu nome. Agostino, avô de Francis Ford Coppola, inspirado pela engenhosidade de Arquimedes, deu este nome ao seu primeiro filho, tio do diretor de cinema. Recentemente, a vinícola deu o nome de Archimedes para seu novo ícone.

[Colocar Alt]

Calígula

Caius Julius Caesar Augustus Germanicus, mais conhecido pela alcunha Calígula, foi um dos imperadores romanos mais controversos. Ele ganhou notoriedade por sua extrema crueldade e também por atos de loucura. Historiadores dizem que ele matava por diversão, mantinha relações incestuosas, além de ter nomeado seu cavalo, Incitatus, para cônsul de Roma. O Domaine Cave La Romaine, do Rhône, decidiu homenagear o imperador assassinado denominando um de seus rótulos da linha Cuvée des Empereurs como Assemblage Rouge Caligula Réserve. A mesma linha possui um Colheita Tardia em homenagem à Cleópatra.

[Colocar Alt]

Vasco da Gama

Portugal foi um dos países que se lançou com mais fúria ao mar na Era dos Descobrimentos. Seus navegadores tornaram-se famosos, entre eles, Vasco da Gama, que, em 1497 descobriu o caminho marítimo para a Índia. A viagem de ida e volta durou dois anos e deu início a um intenso comércio entre a Europa e o Oriente. O navegador é considerado herói nacional português, sendo homenageado no maior poema escrito em nossa língua por Luís de Camões, os Lusíadas. Obviamente que seu nome aparece em milhares de locais, de clubes de futebol a universidades, mas também em vinhos. As Caves Arcos do Rei, na Bairrada, dedica uma linha de rótulos ao navegador.

[Colocar Alt]

Sigmund Freud

Pai da psicanálise, Freud influenciou o mundo com suas teorias. Até hoje, suas ideias são defendidas ou debatidas por terapeutas das mais diversas linhas e vertentes. Ele chegou a propor o uso de drogas, como cocaína, para auxiliar no tratamento terapêutico. Aproveitando essa ideia de terapia, a Therapy Vineyards foi criada em Okanagan Valley, na província de British Columbia, no Canadá. Entre os “vinhos terapêuticos” oferecidos estão o Freud’s Ego, o Pink Freud e o Freudfied.

[Colocar Alt]

George Patton

Um dos generais mais importantes da II Guerra Mundial, Patton liderou os principais batalhões do exército norte-americano durante a retomada do território francês. Sob seu comando, cerca de 12 mil cidades e vilarejos europeus foram libertados em menos de dois anos. Um desses locais, retomado em 1944, foi Reims, ponto estratégico para os combates que se seguiram. Lá, Patton montou um quartel general nas adegas da casa de Champagne Comtes de Dampierre. Setenta anos mais tarde, uma Cuvée especial foi criada com o nome do general.

palavras chave

Notícias relacionadas