Ibravin fortalece ações de qualificação em São Paulo

A sommelière Silvia Mascella Rosa desenvolverá palestras e treinamentos para o trade e consumidores finais

por Redação

Silvia Mascella Rosa

O setor vitivinícola brasileiro ganha mais uma ferramenta para qualificação dos sues consumidores e profissionais. Por iniciativa do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o mercado passa a contar com os préstimos dSilvia Mascella RosaFormada pela Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo (ABS-SP) e pelo Senac (SP), asommelierprofissional bartenderdesenvolverá palestras e treinamentos (para consumidores e para o trade), além de ministrar cursos em instituições formadoras. A atuação da sommelier é focada no estado de São Paulo, mas o contrato com a Ibravinprevê ações institucionais nos demais estados brasileiros. O primeiro evento em que atuou foi o Wine Weekend, realizado na primeira quinzena de julho na capital paulista, com cursos de degustação e aulas sobre vinhos brasileirosno estande do Sebrae.
Mesmo com todas as ações do Ibravin, como Circuito Brasileiro de Degustação, Expovinis e outras feiras, faltava a presença de um profissional ligado fortemente ao vinho brasileiro no mercado que é o maior consumidor da bebida no país, justifica o gerente de Promoção, Diego Bertolini.

Silvia avalia que pode realizar um trabalho de aproximação do setor aindamaior com o trade, jornalistas, consumidores finais e profissionais do vinho. Existe certa distância entre as vinícolas e o maior mercado consumidor do paíse temos a convicção de que o foco do Ibravin em qualificar os serviços de vinhos nesta e em outras praças deverá reverter em aumento do consumo e na cultura da bebida no paísacredita a sommelier.

Além de professora e palestrante, Silvia é jornalista, e começou a escrever sobre alimentos e bebidas em 1994, para a revista Gula. Desde então, viajou para vários países em missões técnicas de degustação e concursos.Além da Gula, trabalhou nas revistas VejaClaudia CozinhaPrazeres da Mesa e Divino Sabores. Foi editora da Revista Adega e do Almanaque do Vinho entre 2007 e 2014, onde editou o Guia Adega - Vinhos do Brasil. Em 2012, recebeu o troféVitis, concedido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE).

palavras chave

Notícias relacionadas