Vinho - 03.Ago - Mercado

Importações de vinho crescem 28% no mercado brasileiro

por Redação

De acordo com uma publicação do jornal O Estado de São Paulo, mais vinhos importados estão entrado no mercado brasileiro. É estimado que, no primeiro semestre deste ano, as importações tenham aumentado cerca de 28% em relação ao mesmo período do ano passado.

Aparentemente, existem dois motivos para esse crescimento: a retração do mercado europeu, que se recupera da crise do ano passado e a preocupação dos importadores com a implantação do novo selo fiscal de controle. Os vendedores estão procurando antecipar as vendas para o Brasil, antes da entrada em vigor do selo, que pretende estimular a competitividade do vinho nacional.

Segundo dados do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), com base em informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a entrada de vinhos italianos no país aumentou 58,57%. Portugueses e espanhóis tiveram crescimento de 24,8% e 22,32%, respectivamente. Os produtores de vinhos franceses também assistiram suas exportações para o Brasil crescerem, cerca de 11,77%.

No entanto, como a oferta não corresponde à demanda de vinhos no país, a tendência é que o preço da bebida caia. "O mercado europeu está realmente muito ruim", disse o dono da importadora Mistral, Ciro Lilla, à publicação paulista. Apesar da notícia ser boa para os consumidores brasileiros, o empresário alerta: "Há muito vinho ruim nessa oferta, produtores de pouca tradição e adegas pequenas sem produto de qualidade".

ESPECIAL:Diário da colheita 2010 - Foram meses preocupantes, cheios de incertezas e algumas boas surpresas. Mas a colheita 2010 no Brasil mostra que alguns vinhateiros já estão prontos para enfrentar os revezes da natureza

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Empresário processa casa de leilões por vender vinho falso

+ Francis Coppola constrói piscinas em sua vinícola

+ Amostras brasileiras da safra 2010 serão avaliadas esse mês

+ Empresa cria jogo online para promover vinhos argentinos

+ Vinícola Geisse comemora resultados com sistema ecologicamente correto

palavras chave

Notícias relacionadas