22.Nov - Vinhos - Fim de ano

Importados abrem o olho de indústria nacional

por Redação

No final do ano acontecem a maioria das vendas de vinhos e espumantes
Durante as festas de fim de ano a demanda por vinhos e espumantes aumenta, mesmo assim, produtores nacionais têm demonstrado certa preocupação com o período. O motivo: a concorrência dos importados. 

A queda do dólar tem trazido preocupações e talvez não permita que o setor comemore com tanto entusiasmo o Natal e o Revéillon.

De acordo com Álvaro Galvão, especialista em vinhos e espumantes, o espaço maior dos importados no mercado brasileiro é notório, o que, contudo, não significa necessariamente uma diminuição do consumo dos produtos nacionais. "Já houve esse aumento, basta ver se haverá aumento no consumo", avalia o consultor em enogastronomia. 

MAIS: Siga ADEGA no Facebook e concorra ao livro Bebida, abstinência e temperança!

À parte as preocupações com ameaças estrangeiras, a indústria aumenta sua produção.   Em algumas empresas, o trabalho passou a acontecer em três turnos por dia.

Serão 20 milhões de garrafas produzidas entre setembro e dezembro, ou 85% da produção anual da indústria. A expectativa é crescer 5% em comparação com 2009.

ESPECIAL: 100ª Safra - Um país cheio de desafios e imigrantes, onde o vinho era trabalho, tradição e religião, abrigou a família Salton. Neste ano, ela cruza a ponte que liga 1910 a 2010 fazendo do Brasil sua centenária casa


Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Misterioso bilionário chinês compra Chateau Lafitte Chenu

+ Vinho ajuda a combater diabetes
+Beaune Hospices aponta preços acima da media para Borgonha 2010
+ Mulheres que bebem vinho envelhecem melhor

+O Melhor Vinho do Dia: Aos 25 anos do Windows

+MoMA de São Francisco dedica exposição ao vinho

+ O Melhor Vinho do Dia: À "fortuna"

+ Champagnes bicentenários são encontrados na Islândia
+ O Melhor Vinho do Dia: À chegada do Trem Bala

palavras chave

Notícias relacionadas