Café - 10.Nov - Mercado

Indústria da torrefação quer novos Blends. Produtores rechaçam ideia

por Redação

A tentativa das indústrias de torrefação de liberar a importação de café de outros países, com o intuito de se formar novos blends - ou, simplesmente, misturas - preocupa os produtores do Espírito Santo.  

Os representantes da indústria local temem que a liberação das importações sem uma ampla discussão do tema e sem definição de regras claras.

No próximo dia 19,quinta-feira, representantes de oito cooperativas de produtores de café ligadas à Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB-ES) e dirigentes das federações da Agricultura (Faes) e dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaes) se reunirão com o secretário estadual da Agricultura, Enio Bergoli, para discutir os impactos da medida e as ações que devem ser tomadas.

Segundo as torrefadoras, a importação de café é fundamental para ampliar o mercado externo e conquistar novos espaços, o que de acordo com o setor, só seria possível com novos blends. Em países como França e Estados Unidos os cafés brasileiros são vendidos misturados em grãos de outros lugares,  como Etiópia e Colômbia.

Para Bergoli a importação acontecerá no futuro invariavelmente, ainda que agora, alerta, a liberação possa acontecer agora, uma vez que não uma definição nos critérios. "Isso vai acontecer mais cedo ou mais tarde, mas, quando acontecer temos, que estar certos de quem nenhum elo da cadeia da cafeicultura será colocado em risco", salienta.

Um dos problemas da importação de café é o custo de produção do produto no Brasil, que é maior que em países concorrentes. "Por essa e outras razões, o Brasil não poderia liberar a importação do produto, sem a definição do marco regulatório", acredita Bergoli.

Confira as últimas notícias sobre o mundo do café...

+ Exportações de café em Hondurasdobram no mês de outubro
Exportação de café cresceu 1,6% na última temporada
+ Colômbia vai recuperar a produtividadenormal em 2010
+Clima bom favorece o desenvolvimento das floradas no cerrado mineiro
+ Exportação de café cresce 54% em outubro no Vietnã

palavras chave

Notícias relacionadas