por Redação
A indústria de rolhas e cortiça está planejando um investimento de 20 milhões de euros em campanhas publicitárias de cunho científico, a fim de convencer o público dos benefícios do material.
Apcor inclusive irá lançar um programa de reciclagem da cortiça, através de parcerias com restaurantes, supermercados, e instalações de armazenamento e reciclagem.
Doze milhões de euros foram destinados para países como Reino Unido, Alemanha, França, Itália e EUA. Cada um deles irá administrar sua própria campanha, que terá uma mensagem central de que a cortiça pode ser tradicional, mas também consegue ser inovadora e um produto sustentável. "Nós queremos convencer as pessoas dos benefícios da cortiça", afirmou Jean-Marie Aracil, o porta-voz da França na campanha.
Além de ser a matéria prima das rolhas, a cortiça também tem utilidades em pavimentações, designs e calçados, além de abranger outras áreas como a indústria automotiva, militar, e o setor de produtos farmacêuticos.
Segundo informe da agência Reuters, a companhia francesa DynAero, que opera no Alentejo, região central de Portugal, espera conseguir desenvolver assentos para as aeronaves usando a cortiça.
Se por um lado o uso de cortiças está crescendo, por outro ela está perdendo espaço nas garrafas. As rolhas têm encontrado substitutas que caíram no gosto do consumidor, como tampas de rosca.
Em 2009, foram vendidas 11.3 bilhões de rolhas, contra 11,7 em 2008, o que mostra um decréscimo de 3,5%. Já em 2007/08, a indústria de cortiça faturou mais de 2 bilhões de euros, dos quais 80% foram através das rolhas.
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