Vinho - 27.Jul - Mercado

Indústria vitivinícola mundial mostra sinais de recuperação

por Redação

De acordo com o último relatório sobre vinhos da Rabobank (organização que presta serviços financeiros a inúmeras empresas ao redor do mundo), a indústria vitivinícola está mostrando sinais de recuperação após o sombrio ano de 2009.

Quase todos os principais fornecedores mundiais relataram crescimento das exportações neste primeiro trimestre de 2010, graças à recuperação da economia global. No entanto, o diretor executivo de pesquisa da organização, Stephen Rannekleiv, alerta: "Apesar de 2010 certamente se mostrar como um ano muito melhor do que 2009 para o comércio mundial de vinhos, os vinhos super-premium ainda terão que se recuperar totalmente".

Especialistas acreditam que o controle de oferta irá se definir como um fator fundamental para determinar o sucesso do setor vitivinícola mundial. Segundo a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), a produção da bebida ultrapassou o consumo cerca de 9% em 2007. Em 2008, com a recessão, o consumo diminuiu duas vezes mais rápido que a produção. "O excesso de oferta no mercado cria dificuldades para se construir marcas sólidas com forte poder de fixação de preços, o que cria ventos de rentabilidade no setor".

Segundo a previsão da Rabobank, o euro deverá se manter ainda fraco nos próximos anos, mostrando melhora a partir de 2011. Tal fator poderia auxiliar os vinhos europeus a aumentar suas exportações para os Estados Unidos e também a criar uma posição mais competitiva no mercado, principalmente em relação à Austrália e ao Chile.

ESPECIAL:Preços e liquidez dos vinhos IGW - Valores dos vinhos IGW obedecem lei da oferta e demanda e a liquidez se respalda em uma bolsa especializada

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Château em Medoc será cenário de história em quadrinhos

+ Rosés são mal vistos na Ásia por falta de empenho dos importadores, diz enóloga

+ Bordeaux pretende se destacar em exposição em Shangai

+ Vinho do "Julgamento de Paris" é leiloado por mais de 11 mil dólares

+ Região da Espanha aprova denominação para icewine

palavras chave

Notícias relacionadas