Vinho - 07.Jan - Clima

Inglaterra já começa a sentir as alterações positivas do clima

por Redação

Já foi dito que com o aquecimento global, algumas áreas que antes eram pouco propícias para o plantio de uva passariam a produzir grandes vinhos. E na Inglaterra, isso já está começando a acontecer.

Apesar do verão atípico do ano passado, os vinicultores classificaram a safra de 2009 como "uma das melhores da história".

O mês de julho na Inglaterra foi marcado pelo clima úmido, principalmente no sudoeste do país, o que poderia ter afetado a safra, se não fosse o calor percebido no outono.

Pelo visto, essa confusão de climas e temperaturas apenas tornou a uva ainda mais gostosa. A associação dos Produtores de Vinho da Inglaterra reportou que foram colhidas frutas excepcionais em todo o país, com as variedades Chardonnay e as Pinots possuindo nível alcoólico possivelmente entre 11% e 13%.

A safra de 2009 foi marcada pela falta de geadas, além de um tempo quente e seco durante o período das floradas. Mesmo as chuvas fora de época em julho foram bem vindas para repor a umidade do solo.

A taxa de açúcar percebida é uma das mais altas já registradas, a acidez é boa e o flavor dos vinhos brancos é "excelente", ainda segundo a associação.

Um produtor inglês chegou a afirmar que foi um prazer ver aquelas uvas em tão limpas. Outro contou que essa foi provavelmente a melhor safra de sua vida.

Segundo a associação dos Produtores de Vinho da Inglaterra, o volume de vinho produzido em 2009 deve ultrapassar a marca dos dois últimos anos, graças a uma série de novos vinicultores. A produção pode até ser maior do que a de 2006, ano em que foram fabricadas três milhões de garrafas de vinho.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ O Melhor Vinho do dia: Para gastar suas horas extras!

+ Chineses ganham espaço no mundo dos vinhos

+ Consumo de espumante italiano no Reveillon supera o francês

+ Casas de leilão fecham o ano com arrecadação de 160 milhões de dólares

+ O Melhor Vinho do dia: Ajudando a balança comercial

palavras chave

Notícias relacionadas