Vinhos - 24.Nov - Polêmica

Iniciativa australiana é acusada de xenófoba e protecionista

por Redação

Iniciativa incita australianos a beberem apenas vinhos nacionais em jáneiro de 2011

O produtor australiano Stephen Pannell lançou um site (allforonewine.com.au), no qual incita os australianos a beber somente vinho australiano em janeiro de 2011.

A petição, que já atraiu mais de 500 signatários nos primeiros cinco dias, incluindo os enólogos Vanya Cullen, Grosset, levantou polêmica.

Tem havido considerável debate entre os blogueiros e no Twitter, com reivindicações de que a iniciativa seria "proteccionista" e "xenófoba".

Pannell disse que estava simplesmente tentando celebrar os vinhos de seu país. "Os vinhos australianos não estão indo bem, nem mesmo no nosso próprio mercado. Há quase um complexo de vira lata nosso em relação a nossos vinhos, mas devemos ter orgulho deles. É hipocrisia local comer e beber Chianti ", disse a Pannel ao site Decanter.com.

"As pessoas estão fazendo um alvoroço por causa disso, mas serão apenas 26 dias bebendo vinho australiano - Eu não estou pedindo às pessoas que doem um rim."

A petição também foi criticada no exterior - notadamente na Nova Zelândia, para os quais a Austrália é o maior mercado de exportação.

Philip Gregan, CEO da New Zeland Winegrowers, questionou os motivos da campanha. "Onde é que a indústria australiana estaria se uma campanha similar começasse nos EUA? O mundo é grande o suficiente para todos nós, e uma grande parte da alegria do vinho é o gosto e as histórias de vinhos de diferentes lugares e culturas. Tal movimento representa uma visão muito míope do mundo ", argumentou.

ESPECIAL: Uma bodega cinematográfica - Localizada na região vinícola de Napa Valley, na Califórnia, a bodega da Opus One impressiona pela sua grandeza e arquitetura arrojada

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Ingleses escolhem maio o Mês Nacional do Vinho em 2011

+Começa em São Paulo a Abravinis

+ O Melhor Vinho do Dia: A Paul McCartney

+ Vinho ajuda a combater diabetes
+Beaune Hospices aponta preços acima da media para Borgonha 2010
+ Mulheres que bebem vinho envelhecem melhor

+O Melhor Vinho do Dia: Aos 25 anos do Windows

+MoMA de São Francisco dedica exposição ao vinho

+ O Melhor Vinho do Dia: À "fortuna"

palavras chave

Notícias relacionadas