Vinho - 29.Nov

INPI recusa registro de vinho com nome de Salazar

por Redação

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) recusou o registro da marca de vinhos Memórias de Salazar, alegando que a mesma continha elementos que poderiam colocar em risco a ordem pública.

Divulgação
João Lourenço, presidente da Câmara de Santa Comba Dão

"Toda a argumentação é ridícula e demonstra a falta de maturidade democrática", disse o presidente da Câmara de Santa Comba Dão, João Lourenço, que tentou registrar a marca para comercializar vinho e outros produtos regionais. 

No documento, que torna definitiva a recusa do registro, o INPI se baseia no artigo 238.º do Código de Propriedade Industrial, que determina que "uma marca nacional não poderá ser composta por elementos contrários à moral ou à ordem pública ou ofensivos à legislação nacional e comunitária". Além disso, ainda existe um texto sobre António de Oliveira Salazar, considerado "uma figura histórica bastante controversa no panorama nacional e, sobretudo, a nível político. Como fundador do Estado Novo, foi Presidente do Conselho de Ministros durante mais de 40 anos, período no qual é reconhecido grande autoritarismo exercido através da propaganda política e da repressão", diz o ofício.

Lourenço assegurou que vai insistir na criação de um vinho com o nome de Salazar. "Vamos continuar a propor mais nomes, ligados sempre ao nome de Salazar, que era natural do conselho de Santa Comba Dão".

Mais notícias sobre vinhos...

Chile cria novas denominações regionais para mostrar diversidade na produção de ...
Franceses estão bebendo menos vinho
Justin Timberlake cria vinho exclusivo para seu casamento
Casal de produtores vende casa sob medida para amantes de vinho
Flamengo lança vinhos voltados para a classe A

palavras chave

Notícias relacionadas