Vinho - 18.Jun

Instituto cria sistema de visão artificial para analisar uvas viníferas

por Redação

O Instituto Tecnológico de Ótica, Cor e Imagem (AIDO) na Espanha desenvolveu um sistema que usa a visão artificial para classificar a qualidade das uvas e facilitar o controle de qualidade da produção de vinho.

divulgação

O sistema desenvolvido para a empresa Barnigrado facilita o procedimento atual de quando as uvas chegam para a vinificação, uma vez que analisa a qualidade delas e permite que só as melhores sejam escolhidas para produção.

No processo, as uvas são classificadas de acordo com uma série de parâmetros que levam em conta a presença de elementos nos extratos, a consistência da fruta, a tipologia e a graduação de maturação.

Com essa finalidade, o AIDO pensou em uma ferramenta automática que usa a visão artificial e de acordo com um parâmetro estabelecido, reconhece as características necessárias na uva para produção de um vinho de qualidade.

A nova ferramenta também permite que as vinícolas realizem uma classificação e comparação entre as variedades e as colheitas graças a um histórico de imagens, e realizem uma estimativa das campanhas atuais e futuras.

O protótipo ainda não tem data certa para ser determinando, mas será oferecido para vinícolas nacionais e internacionais depois de pronto.

Mais notícias sobre vinhos...

Miguel Torres Jr. assume cargo do pai na vinícola da família
Investir em vinho pode ser vantajoso na crise da zona do euro
Diretores da Maison Labouré-Roi são acusados de fraude de vinho
EUA ultrapassa Itália como maior mercado de vinhos leves do mundo
Equipe da vinícola Pernod Ricard corre para apoiar instituição

palavras chave

Notícias relacionadas