IP Altos Montes será oficializada em abril

por Redação

A oficialização da terceira Indicação de Procedência (IP) de vinhos brasileiros, a IP de Altos Montes, acontecerá no dia 18 de abril na Escola Internacional de Gastronomia (UCS/ICIF). Ela será entregue pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e compreende a região produtora localizada entre as cidades de Flores da Cunha e Nova Pádua.

Gilmar Gomes

A Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes) pleiteava a distinção, que foi deferida em dezembro passado, desde 2005. "A Apromontes foi criada em 2002 e desde então ocorreu um grande processo de transformação nas vinícolas e produtos da região produtora. Foram realizados muitos investimentos em vinhedos, vinícolas e em enoturismo. Atualmente somos 11 vinícolas preparadas para receber bem e produzir ótimos vinhos. Esse será um marco em nossa história", destaca o presidente da associação, Deunir Argenta.

Para receber o selo da IP, os vinhos da região passarão por processos de seleção, que delimitam o local de cultivo das uvas, as variedades utilizadas na elaboração dos vinhos, critérios de produtividade e outros. Ao todo, 14 vinhos produzidos em 2012 já poderão ser lançados com selo.

Mais notícias sobre vinhos...

Depois de deixar sistema "en primeur", Latour põe safra de 1995 no mercado

Consumo de espumantes cresceu 170% na última década

Pesquisas sugerem que vinho tinto pode manter o corpo equilibrado

"Paisagem cultural do vinho" é candidata a Patrimônio da Humanidade

+Leilão de vinhos de Henry Tang arrecada 4,5 milhões de euros

palavras chave

Notícias relacionadas