Vinhos - 23.Nov - Mercado

Isenção de imposto faz de Hong Kong a capital do vinho na Ásia

por Redação

A cidade Hong Kong, na China
Graças a uma política agressiva, que inclui o corte total de taxas sobre a importação de vinho, Hong Kong se tornou a número um do mercado asiático de consumo de vinhos, já almejando também a liderança no mercado mundial. 

Em apenas dois anos, essa metrópole chinesa não apenas desenvolveu uma cultura do vinho próspera, como já foi apelidada de "capital do vinho da Ásia" pelos especialistas internacionais em vinhos.


Em 2008, quando as autoridades eliminaram os impostos de importação sobre o vinho (levando-o de 40% para zero), com o objetivo de fazer Hong Kong o paraíso asiático para as vendas de vinho - agora eles rivalizam (alguns dizem que já supera a) Nova York e Londres - se introduziu um fenômeno cultural.

Em um período surpreendentemente curto espaço de tempo para a indústria de vinho ultra-competitivo, Hong Kong conquistou seu lugar na cena mundial de vinho do leilão. A venda de 100% dos lotes de vinho em nove leilões nos últimos 18 meses, alguns a preços recorde - mais recentemente, a venda 28 de outubro de 2010, de três garrafas de Chateau Lafite vintage de 1869 para os EUA 230 mil dólares cada - mostram a pujança desse mercado.

Em 2009 ultrapassou Hong Kong superou Londres para se tornar o segundo maior centro mundial de leilão de vinhos, atrás apenas de Nova York. Em 2010, os chienese superaram Nova York e Londres, em volume de vendas de vinho no primeiro trimestre.

MAIS: Siga ADEGA no Facebook e concorra ao livro Bebida, abstinência e temperança!

Outro benefício da política de incentivo promovida na China se aplica as empresas do local, que tem ganhado com a expansão de áreas tais quais como o turismo e restauração da cidade. Assim, o capital da culinária na Ásia pode agora reivindicar também a coroa de capital do vinho na Ásia.

E MAIS: Uma feira de tendências - London International Wine Fair mostra o porquê de o mercado inglês tradicionalmente ser um grande definidor de tendências

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+Começa em São Paulo a Abravinis

+ O Melhor Vinho do Dia: A Paul McCartney

+ Vinho ajuda a combater diabetes
+Beaune Hospices aponta preços acima da media para Borgonha 2010
+ Mulheres que bebem vinho envelhecem melhor

+O Melhor Vinho do Dia: Aos 25 anos do Windows

+MoMA de São Francisco dedica exposição ao vinho

+ O Melhor Vinho do Dia: À "fortuna"


palavras chave

Notícias relacionadas