Revista ADEGA
Busca

Café - 16.Abr - Festa

Itália celebra II Dia Nacional do Expresso e do Capuccino


Apesar de o dia Internacional do Café ter sido comemorado na última quarta feira, 14 de abril, é hoje, 16, que a Itália celebra o II Dia Nacional do Expresso e do Capuccino.

Na península itálica, o café é parte da vida cotidiana e a bebida nacional por excelência, que chega a ser elevada quase a categoria de obra de arte. Mas nem sempre foi assim. Por volta de 1570, a bebida foi proibida aos cristãos por ser considerada maometana, e só foi liberada após o Papa Clemente VIII provar o café.

Agora, 440 anos depois, mais de 3.500 estabelecimentos italianos aderiram à comemoração, organizada pelo Instituto Nazionale Espresso Italiano, que pretende com a festa "educar" os consumidores e aconselhar quais locais são indicados para tomar o café tal como apreciam.

No país, são consumidos mais de 70 milhões de expressos por dia, e quase sempre com um mesmo ritual: o cliente entra na cafeteria, vai até o balcão, faz seu pedido, recebe o café, dá um gole e sai, sem nem ao menos se sentar.

O barista Antonio Buccina, afirma que "há muitas lendas no expresso, porque é, simplesmente café, sem aditivos". Buccina diz que é capaz de saber qual a nacionalidade de um cliente apenas por seu modo de pedir café: "quem pede café com leite é espanhol, enquanto os franceses costumam pedir café fraco, com sabor menos intenso".

O gosto pelo capuccino depois de comer é quase uma exclusividade dos estrangeiros, porque os italianos o tomam apenas quando têm fome ou no café-da-manhã, aponta o barista.

Confira as últimas notícias sobre o mundo do café...

+ Tomar café depois do almoço pode diminuir o risco de diabetes 2

+ Ex-baterista do Nirvana admite ser viciado em café e promete se tratar
+ Café inalável é criado por cientista norte-americano
+ Cientistas calculam que 11 da manhã é o horário ideal para o ''coffee break''
+ Equipe da BBC cria carro movido a café

Redação
Publicado em 16/04/2010, às 12h46 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias