• APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
Assine
Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA
  • APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
  • Joia de reis

    Uma das mais esplendorosas joalherias, a Cartier possui uma história de glamour e importância universal

    por Carolina Almeida

    A França é o principal berço de diversas marcas de luxo consagradas mundialmente. O estilo de vida francês, especialmente da época das cortes reais, foi copiado por séculos mundo afora e criou paradigmas estéticos, assim como marcas que viraram lendas, com os produtos mais desejados e caros, símbolos de riqueza.

    A França exerce enorme influência na moda e todo o seu entorno, como as joias, por exemplo. E um dos maiores destaques é Cartier. Conhecidos como “joalheiros dos reis, reis dos joalheiros”, os Cartier foram os responsáveis pela implantação de uma das joalherias mais antigas e luxuosas do planeta. Desde 1847, quando foi fundada, a marca apresenta relações íntimas com a realeza e grandes nomes mundiais, além de satisfazer os mais diversos gostos.

    O início da saga de sucesso da família se deu quando Louis-François Cartier assumiu o controle de uma pequena oficina de joias de seu tio, mas foi apenas quando seus três netos, Louis, Pierre e Jacques, filhos de Alfred Cartier, assumiram o comando do negócio que ele ganhou as devidas proporções.

    Feitos históricos

    Ainda sob a batuta de Louis-François Cartier, em 1852, a Cartier deu seu primeiro grande passo. O cenário era o início do governo de Napoleão III, Imperador da França, e através da Condessa Nieuwerkerke, que admirava as joias da grife, a Cartier se tornou a fornecedora oficial da corte, vestindo toda a alta sociedade do país. Um ano depois, já com nome estabelecido, decidiu estreitar o laço com sua clientela através do atendimento personalizado.

    No início do século XX, em 1902, com uma loja fixada em Londres, a marca recebeu um trabalho de peso quase tão grande quanto a honra da escolha. Um pedido de 27 tiaras e diademas para a coroação do príncipe de Gales, futuro Eduardo VII. A admiração do rei era tanta que foi de sua boca que saiu a ilustre frase: “Cartier, joalheiro dos reis, rei dos joalheiros”. Dois anos mais tarde, Eduardo VII ofereceu à grife a primeira patente de fornecedor da corte real da Inglaterra, data que marcou a imposição desta como a mais prestigiosa do mundo.

    Já durante as décadas de 1920 e 1930, Louis, filho de Alfred, guiou a marca para mais um projeto de relevância: a produção de joias em estilo Arte Déco. A Arte Déco foi um movimento decorativo originado na França que tinha como preceitos as cores discretas, os traços retos e as formas geométricas. Inspirado pelo movimento e sedento por criações “exóticas”, Louis iniciou a produção de joias em que se enfatizavam as lapidações e cravações mais elaboradas. Nesta época, a Cartier chegou a ditar algumas tendências da moda junto com outras grandes, como Van Cleef & Arpels, Mauboussin e Boucheron.

    #Q#

    Grife foi fornecedora oficial de joias da corte inglesa durante o reinado de Eduardo VII, no início do século XX

    Santos Dumont

    Voltando para 1904, a Cartier ganhou destaque por uma inovação que contou com um “empurrãozinho” brasileiro. Santos Dumont, cansado da falta de praticidade dos relógios de bolso da época (até então a Patek Philippe só fazia relógios de braço femininos), pediu que seu grande amigo Louis encontrasse uma saída para sua limitação: os relógios da época, além de ficarem dentro do bolso, ainda eram protegidos por uma tampa que obrigava o aviador a fizer manobras quase que impossíveis para ver as horas enquanto voava.

    O resultado dessa lamentação foi o primeiro relógio de pulso masculino, batizado de “Santos”, que só começou a ser fabricado comercialmente em 1911. Nas décadas seguintes, grandes nomes como Andy Warhol, artista que revolucionou a Pop Art, e Rudolph Nureyev, importante bailarino russo, adotaram o modelo, que é vendido até hoje, mantendo quase integralmente o formado inicial.

    Gostou? Compartilhe

    Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA

    palavras chave

    Notícias relacionadas

    O gambero rosso é um camarão de grande porte, de coloração vermelho-púrpura, encontrado em águas profundas do Atlântico, Índico e Pacífico

    O que é gambero rosso e como harmonizar com Riesling e rosé

    Projeto do dinamarquês Jorn Utzon venceu o concurso para construir a casa de ópera de Sydney, local que se tornaria símbolo da Austrália - IA

    A Ópera de Sydney e sua transformação em ícone global

    Descubra o significado dos símbolos nas facas Laguiole

    Laguiole: a história do abridor de vinhos preferido pelos sommeliers

    Cerca de 200 gramas de mozzarella di búfala equivalem a uma picanha

    Por que a mozzarella di búfala é valorizada na culinária mediterrânea

    Um dos mais badalados de Las Vegas e também do mundo, o Hotel Bellagio demorou cinco anos para ficar pronto, com gastos de US$ 1,6 bilhão

    Hotel Bellagio: Onde luxo, vinho e gastronomia se encontram em Las Vegas

    Imagem O cavalo mais desejado

    O cavalo mais desejado

    Você pagaria R$ 37.138,85 por uma garrafa de vinho? - Divulgação

    Os vinhos mais caros do mundo

    Imagem Oásis da metrópole

    Oásis da metrópole

    Imagem Adore

    Adore

    Imagem 100 anos de Belle Époque

    100 anos de Belle Époque

    Top 100 Os Melhores Vinhos do Ano

    Escolha sua assinatura

    Impressa
    1 ano

    Impressa
    2 anos

    Digital
    1 ano

    Digital
    2 anos

    +lidas

    Vinho mais antigo do mundo é descoberto na Espanha
    1

    Vinho mais antigo do mundo é descoberto na Espanha

    Coluna de Daniel Salvador \u002D A Safra das Safras
    2

    Coluna de Daniel Salvador - A Safra das Safras

    Descubra quais são os melhores vinhos do Alentejo
    3

    Descubra quais são os melhores vinhos do Alentejo

    A briga entre o vinho roxo e o legado de Prince
    4

    A briga entre o vinho roxo e o legado de Prince

    Vinícola Aurora e Azul firam parceria para o Réveillon
    5

    Vinícola Aurora e Azul firam parceria para o Réveillon

    Revista ADEGA
    Revista TÊNIS
    AERO Magazine
    Melhor Vinho

    Inner Editora Ltda. 2003 - 2022 | Fale Conosco | Tel: (11) 3876-8200

    Inner Group