por Redação
Segundo a pesquisa, enquanto 69% dos italianos com mais de 65 anos bebem vinho todos os dias, apenas 13% da população entre 16 e 35 anos têm esse hábito. "As famílias italianas se tornaram mais fragmentadas nos últimos 10 anos. As pessoas não fazem mais as refeições juntas e o vinho passou então a não ser uma forma de comida. Além disso, o vinho não tem mais nesses jovens a percepção de um nutriente", declarou Giovanni Brunetti, da Unicab.
Outra conclusão importante a qual chegou a pesquisa é de que 30% dos italianos não consideram mais o vinho um símbolo da gastronomia do país, o que explica em partes a queda no consumo. Além disso, o preço das garrafas também surgiu como um problema, já que 48% da população italiana só está disposta a gastar menos de três euros em uma garrafa diariamente.
A situação se torna ainda mais complicada ao olharmos para a atual situação econômica do país. A Itália hoje possui o maior índice de desemprego entre os jovens em toda a Europa, o que também afasta esses consumidores do mundo do vinho.
Preocupados, os produtores já começam a olhar com carinho para a situação. Segundo conclusão da mesma pesquisa, algumas saídas possíveis são ter uma melhor informação e transparência a respeito dos vinhos, investir mais em comunicação e publicidade e encorajar a colaboração entre os produtores.
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