Vinho - 15.Abr - Pesquisa

Jovens italianos estão consumindo menos vinhos do que nunca, diz estudo

por Redação

Um dos países mais tradicionais no mundo do vinho, a Itália começa a se preocupar com a queda de consumo, principalmente, entre os jovens do país. Um estudo divulgado nos últimos dias pela empresa Unicab revelou que os jovens italianos estão bebendo menos vinhos do que nunca, o que ligou o sinal de alerta no setor.

Segundo a pesquisa, enquanto 69% dos italianos com mais de 65 anos bebem vinho todos os dias, apenas 13% da população entre 16 e 35 anos têm esse hábito. "As famílias italianas se tornaram mais fragmentadas nos últimos 10 anos. As pessoas não fazem mais as refeições juntas e o vinho passou então a não ser uma forma de comida. Além disso, o vinho não tem mais nesses jovens a percepção de um nutriente", declarou Giovanni Brunetti, da Unicab.

Outra conclusão importante a qual chegou a pesquisa é de que 30% dos italianos não consideram mais o vinho um símbolo da gastronomia do país, o que explica em partes a queda no consumo. Além disso, o preço das garrafas também surgiu como um problema, já que 48% da população italiana só está disposta a gastar menos de três euros em uma garrafa diariamente.

A situação se torna ainda mais complicada ao olharmos para a atual situação econômica do país. A Itália hoje possui o maior índice de desemprego entre os jovens em toda a Europa, o que também afasta esses consumidores do mundo do vinho.

Preocupados, os produtores já começam a olhar com carinho para a situação. Segundo conclusão da mesma pesquisa, algumas saídas possíveis são ter uma melhor informação e transparência a respeito dos vinhos, investir mais em comunicação e publicidade e encorajar a colaboração entre os produtores.

ESPECIAL:A juventude do champanhe -Personagem principal em comemorações e festas de fim de ano, o champanhe entrou no gosto da juventude e hoje é o grande protagonista das baladas

Mais notícias sobre o mundo dos vinhos...

Após Obama, Dilma Roussef serve vinhos brasileiros em almoço com Bono Vox

Perrier-Jouët celebra 200 anos e lança case especial e limitado

Do cinema ao vinho, Coppola contrata enólogo do Chateau Margaux para cuidar de sua vinícola

Site dos EUA divulga lista dos 10 vinhos mais fraudados do mundo

Comissão Européia se reúne para tentar regulamentar os vinhos ecológicos

palavras chave

Notícias relacionadas