17.nov - Beaujolais Nouveau est arrivé!

Le Beaujolais Nouveau est arrivé!

por Redação

O Beaujolais Nouveau é um vinho francês com uma tradição peculiar: as garrafas de suas novas safras são abertas no mesmo dia no mundo todo. A comemoração - que acontece toda terceira quinta-feira de novembro, e é conhecida como "Le Beaujolais Nouveau est arrivé!" - começou a ser realizada no início do século passado nos bistrôs e restaurantes de Lyon, na França.

Há 12 anos, ele é considerado um dos melhores rótulos do tipo, porém muito desse sucesso vem da publicidade e do furor que é a festa. Há quem diga que o fermentado é de qualidade razoável, feito para ser bebido imediatamente e que adquiriu todo o renome por pura jogada de marketing.

         O Beaujolais Nouveau, produzido por Joseph Drouhin, não é para ser guardado, pois é um vinho que não dura muito. Seu sabor é frutado, com o aroma de frutas vermelhas - como cassis, cereja, amoras e framboesas. É originado da uva da casta Gamay e a vinificação ocorre por um processo especial, a chamada maceração semi-carbônica.

Neste ano, o lançamento oficial do vinho - que chegou no vôo da Air France AF 454 ao aeroporto de Cumbica, às 7h40 de 7 de novembro - acontece dia 20 de novembro em diversos restaurantes de São Paulo. Conheça-os no endereço: http://www.mistral.com.br/beaujolais_08/.

palavras chave

Notícias relacionadas