29. Set - Loteamento

Lei que prevê o loteamento no Vale dos Vinhedos é aprovada

por Redação

O plenário teve a participação massiva de manifestantes contrários ao Projeto de lei
O Legislativo de Bento Gonçalves derrubou por seis votos a três o veto do prefeito Roberto Lunelli ao Projeto de Lei que visa a expansão da área urbana do município sobre a extensão do Vale dos Vinhedos.

A Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) acredita que a partir desta decisão, a possibilidade de ser deflagrado um processo de especulação imobiliária num dos roteiros turísticos mais belos do Brasil é grande. O presidente da Associação, Aldemir Dadalt, afirmou que a entidade vai tentar reverter a decisão. "Se preciso for, acionaremos o ministério Público. Vamos fazer tudo o que for possível para impedir que outra área do Vale dos Vinhedos seja loteada".

Durante as três horas da votação, o plenário ficou lotado e contou com a presença de vinicultores e viticultores do Vale, lideranças empresariais do estado, como o ex-presidente da Fiergs e diretor da Fasolo, Renan Proença e o presidente da ExpoBento 2010, Rogério Valduga, e da comunidade do próprio distrito.

O principal argumento defendido pelo prefeito Lunelli foi o risco do desencadeamento de um processo irreversível de descaracterização do Vale dos Vinhedos, comprometendo a paisagem histórico-cultural da região, mas o argumento não conseguiu convencer os vereadores.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Bolhas dão aroma ao champagne, garantem cientistas

+ Livro revela melhores épocas para degustação de vinhos

+ O Melhor Vinho do dia: Ao talento e à criatividade na Arte!

+ 2009 dever ser melhor ano da década para Vinho Verde

+ Angola pode se tornar produtora de vinhos

palavras chave

Notícias relacionadas