Vinho - 31.Mai - Vinhos do Chateau Latour

Leilão em Hong Kong vende mais de 4,6 milhões de euros em vinhos

por Redação

Segundo o site Decanter.com, o Chateau Latour vendeu em uma casa de leilões em Hong Kong mais de 4,6 milhões de euros das suas adegas na última sexta.

Alguns dos preços surpreenderam muita gente. A BBC comentou que os mais de 140 mil euros pagos por um lote da safra de 1961 comprariam uma casa de três quartos em várias partes do Reino Unido.

Divulgação
Vinícola Chateau Latour

Durante a sessão, que durou oito horas, 392 lotes foram leiloados. Todos vieram direto das adegas de Bordeaux - essa foi a resposta ao leilão em Hong Kong do Chateau Lafite-Rothschild do ano passado, no qual ocorreram recordes de preços pagos.

Com exceção de um lote, todos os vinhos "top dez" Latour eram da safra de 1961, e todos foram a um comprador "asiático privado".

As três vendas mais caras foram lotes idênticos de 1961, e eles foram vendidos por mais que o dobro do que estimam.

Segundo a BBC, só economizando por cinco anos alguém ganhando um salário médio conseguiria comprar um dos lotes vendidos por 131.544 libras.

David Elswood, diretor internacional de vinhos pela Christie's disse que "a venda mais uma vez demonstrou uma tremenda atração pelo Chateau Latour e a forte demanda de vinhos da mais alta qualidade e raridade".

O leilão totalizou uma venda de 4.675.919 libras, sendo que 95% dos lotes vendidos foram superestimados.

Como no leilão de Lafite, o fato de os vinhos terem vindo direto das adegas do Chateau Latour, e não foi movido desde o engarrafamento, teria tido um maior impacto nos preços.

"Quando você tem a procedência perfeita e uma oferta pequena, não é nenhuma surpresa que os preços alcancem esse nível", disse Gary Boom, da Bordeaux Index.

Mais notícias sobre vinhos...

+ Exportações de vinhos espanhóis crescem significativamente no primeiro trimestre de 2011

+ Com ar bucólico, rótulo de vinho sul-africano homenageia fundador da vinícola

+ Barcelona terá congresso sobre mudanças climáticas e seus impactos na produção vitivinícola

+ Vinícola histórica sul-africana é vendida para grupo de investimento holandês

+ Vinícola de Coppola define parceria com importadora inglesa

palavras chave

Notícias relacionadas