Revista ADEGA
Busca

Vinho - 23.Ago

Livro conta, pela primeira vez, história completa dos Châteaux mais famosos de Bordeaux


A jornalista de enologia Jane Anson irá lançar no próximo mês a história completa dos Châteaux first growths de Bordeaux em livro, com o prefácio escrito por Francis Ford Coppola.

divulgação
O livro, que demorou dois anos para ser escrito, traz séculos de registros sobre o crescimento dos cinco maiores chateaux da região - Haut Brion, Latour, Margaux, Lafite-Rothschild and Mouton-Rothschild.

Jane conta que entrevistou diversos profissionais da área, incluindo os proprietários dos châteaux, diretores, equipe técnica, negociantes, parceiros comerciais, casas de leilões e lojas de vinhos. "Eu gastei muitas horas e diversas semanas nos arquivos de Margaux, Haut Brion e Lafite", disse ela, que também foi ao arquivo municipal.

Francis Ford Coppola, que além de diretor de cinema é proprietário da vinícola Inglenook, no Vale do Napa, uma das mais veneradas dos EUA, descreve em seu prefácio o livro como "a mais interessante e valiosa história para aqueles que sabem verdadeiramente que ótimos vinhos são como um milagre".

Jane conta que descobriu fatos fascinantes em suas pesquisas e lamenta não ter feito uma coleção separada com cada história, mas explica que é importante mostrar a forma com que elas se interligam para montar a história de Bordeaux. O livro será lançado no dia 18 de outubro, na versão em francês e inglês.

Mais notícias sobre vinhos...

África do sul cria dicionário trilingue onlne com termos vitivinícolas
Vinhos raros serão leiloados para ajudar instituições de caridade
Enólogos dizem que safra 2012 no Vale do Napa será epica
Vinícola lança vinho envelhecido no topo de montanha no Chile
Viña Caliterra é a primeira vinícola na lista do Chile Verde

Redação
Publicado em 23/08/2012, às 08h09 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h48


Mais Notícias