Vinho - 20.Set - Patrimônio

Livro pretende ensinar cultura do vinho a crianças francesas

por Redação

Com linguagem clara e ilustrações, autoras esperam mostrar às crianças francesas a importância da bebida na história e cultura de seu país
Na semana passada, o Château Fonroque, localizado na região francesa de Saint-Emilion, abrigou o lançamento de um livro sobre a cultura do vinho destinado a crianças de sete a 12 anos.

Vignes et Vigns: Un Monde a Decouvrir (Vinhas e Vinhos: Um Mundo a Descobrir) de Sandrine Duclos e Cécile Gallineau conta a história do vinho desde o Império Romano até os dias atuais. Com uma linguagem clara e a ajuda de ilustrações, as autoras esperam mostrar aos "petit français" a importância da bebida na história e na cultura de seu país.

Segundo a editora e idealizadora do livro, Emmanuelle Garcia, o estabelecimento da lei anti-álcool no país, fez com que, desde então, as crianças não aprendessem sobre seu patrimônio vitivinícola. "Nós sentimos que não estamos transmitindo nosso conhecimento sobre a cultura do vinho como deveríamos", opinou.

Garcia disse também que até o momento Vignes et Vigns: Un Monde a Decouvrir não recebeu nenhuma reação negativa. "Eu sempre explico que não estamos promovendo o vinho como bebida, mas como uma cultura. Nós realmente trabalhamos muito para que isso ficasse claro no livro. Trata-se de uma herança da França", explicou.

Com 200 mil cópias impressas, a obra também será enviada para o Quebec e outros países de língua francesa. A editora, Editions Mama Josefa, está considerando produzir traduções para o inglês.

ESPECIAL: Há algo de podre no reino de Sauternes - O famoso vinho de uvas botritizadas do Château d'Yquem encanta o mundo

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Bodega de Iniesta está perto de produzir primeiro vinho

+ Lei anti-álcool gera polêmica entre autoridades e turismo na África do Sul
+ Vinicultor pilota avião em evento beneficente na Califórnia

+ Governo da Armênia pretende apoiar pequenos produtores de uva

+ Joalheria lança colar porta-rolha em Semana de Moda de Nova York

palavras chave

Notícias relacionadas