Vinho - 29.Set - Livro revela épocas para degustar

Livro revela melhores épocas para degustação de vinhos

por Redação

Capa do livro de Maria e Matthias Thun
O livro When the Wine Tastes Best, escrito pelos gurus da biodinâmica Maria e Matthias Thun, revela quais as melhores épocas para se degustar vinhos.

Fundamentados por 55 anos de pesquisa, os autores basearam seu calendário em cada aspecto do ciclo lunar e solar, nas constelações e no movimento dos planetas. O calendário aponta dias ideais para o desenvolvimento de cada parte da planta. O Dia da Fruta, da Folha, das Flores e da Raiz.

Fazendeiros e jardineiros costumam fazer o cultivo de acordo com esse calendário, e é aceito que o Dia das Flores é o melhor para experimentar a bebida. A teoria é endossada por profissionais do vinho.  

Para a rede de supermercados Tesco and Marks & Spencer o calendário se tornou fundamental na definição de datas para as degustações de vinhos promovidas pela empresa. "Fiquei absolutamente espantada com as diferenças nos resultados das degustações nos dias da Raíz e das Flores", disse Jo Ahearne, da M&S.

"Nós poderíamos experimentar 140 vinhos e não achar defeito algum, e no dia seguinte, 40% dos mesmos vinhos estariam ligeiramente mais maçantes".

Consultando o calendário biodinâmico chega-se à conclusão que os dias ruins para consumo da bebida são os da Raiz (ou Root Days). "A princípio eu era cética a esse respeito. Mas agora estou completamente convencida".

When Wine Tastes Best foi publicado em 24 de setembro pela Floris Books e pode ser comprado no site www.florisbooks.co.uk

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ O Melhor Vinho do dia: Aos meninos brasileiros no Mundial do Egito!

+ Vinícola de La Rioja lança "Vinho do fundo do Mar"

+ Toledo terá safra menor, mas de maior qualidade

+ Indústria australiana tenta combater problemas climáticos

+ Safra 2009 em Borgonha será ótima, mas não como a de 2005

palavras chave

Notícias relacionadas