Luis Fernando Veríssimo participa de colheita simbólica em vinhedo-biblioteca

Escritor ajudou a colher as uvas do Vinhedo Mundo, da vinícola Dal Pizzol, a terceira maior coleção privada de uvas do planeta

por Redação

Luiz Fernando Veríssimo

No sábado, 8 de fevereiro, ocorreu a quarta Colheita Simbólica no Vinhedo do Mundo, sediada no Ecomuseu da Cultura do Vinho Dal Pizzol, na Rota Cantinas Históricas, em Bento Gonçalves, Serra Gaúcha. Na ocasião, pouco mais de 40 convidados como artistas, empresários, autoridades e jornalistas – entre eles o escritor, jornalista, cronista e músico Luis Fernando Veríssimo, que ficou discreto, mas atento a tudo que observava – puderam prestigiar o evento.

Hoje com 401 variedades de 30 países dos cinco continentes, sendo 164 em plena produção, o Vinhedo do Mundo já é a terceira maior coleção privada de uvas do planeta. Daqui a duas safras, quando todas as variedades estarão produzindo, o projeto será a segunda maior coleção particular do mundo.

O dia foi marcado por um roteiro intenso, em que os convidados puderam contemplar, além da colheita, visitas à sala de exposição do Ecomuseu, a inauguração de uma exposição ao ar livre, exibição da Fanfarra Bersaglieri de Faria Lemos, mostra das 35 uvas colhidas e degustação do Vinum Mundi 2013, elaborado com 100 castas de uvas do Vinhedo do Mundo.

A partir da recepção feita pelo presidente do Instituto R. Dal Pizzol, Rinaldo Dal Pizzol, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a sala de exposição do Ecomuseu da Cultura do Vinho, ambiente com acervo de mais de 330 peças entre 235 exemplares de vinhos, garrafas exclusivas, saca-rolhas e outros objetos históricos da vitivinicultura, todos catalogados e disponíveis para visitação.

Luis Fernando Veríssimo esteve lá com a esposa Lúcia Helena Massa. Ele ajudou a colher as uvas Shiraz e disse que viver essa experiência é muito significante. “É muito bom participar deste evento”, finalizou.

palavras chave

Notícias relacionadas