Vinho - 29.Mar - Novidade

Máquina de refil de vinhos ganha espaço nos supermercados franceses

por Redação

Máquina de refil de vinhos ganha espaço nos supermercados
Preocupada com as questões ambientais, a francesa Astrid Terzian resolveu aliar uma de suas maiores paixões justamente com as preocupações com o meio ambiente. Pensando nisso, ela criou o conceito de máquina de refil de vinhos, meio que vem sendo cada vez mais utilizado em supermercados franceses.

A ideia teve início em 2008, quando Terzian desistiu de seu sonho de comprar uma vinícola e produzir seus próprios vinhos. A partir de então, a francesa resolveu investir mais pesado no conceito criado, divulgando as máquinas de refil de vinhos pelo país europeu. A primeira de suas inúmeras máquinas foi instalada em junho de 2009, na cidade de Dunquerque, no interior da França.

Após o sucesso da empreitada, diversos supermercados franceses passaram a adotar o equipamento. O método de funcionamento é simples, basta levar a sua garrafa - seja ela de vidro, plástico ou qualquer material - e encher de vinho. A ausência de embalagens resolve dois problemas: ajuda a preservar o meio ambiente e barateia o custo da bebida, que chega ao consumidor final por números próximos a 1,45 euros por litro.

Os vinhos consumidos variam de mercado em mercado, já que cabe ao vendedor escolher qual será a bebida oferecida. A iniciativa, embora ganhe cada vez mais adeptos na França, ainda está em estado embrionário, ainda mais levando-se em conta a enorme tradição de se degustar vinhos em garrafas de vidro, de preferência após cada uma delas ter passado por alguns anos de envelhecimento.

Mais notícias sobre o mundo dos vinhos:

+ Ícone do vinho mundial, italiano Angelo Gaja será homenageado em jantar em São Paulo
+ Amante de vinhos, Obama degustou rótulos brasileiros durante visita ao país
+ Empresa lança lanterna acoplável à garrafa para ajudar a servir vinhos no escuro

+ Evento em Nova York celebra os vinhos e a gastronomia espanhola

+ Agência inova e lança rótulos de vinhos inspirados nos 7 pecados capitais


palavras chave

Notícias relacionadas