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Vinho - 11.Jul - Economia

Mercado de Bordeaux começa a se auto-regular após a criação do novo mercado asiático


O mercado de Bordeaux começou a se auto-regular, e os temores de uma bolha são infundados, disse o líder do Union Grands Crus.

Divulgação
Sylvie Cazes, diretora administrativa do Chateau Pichon Lalande
Sylvie Cazes (foto), diretora administrativa do Chateau Pichon Lalande e recentemente reeleita presidente da UGC disse ao Decanter.com que a campanha 2010 em primeur provou que Bordeaux está começando a encontrar um balanço entre preço e demanda.

Cazes disse, "é claro que há uma preocupação quanto aos preços altos, mas nós estamos conscientes de que precisamos manter um equilíbrio".

A situação com os novos mercados asiáticos era similar à entrada dos EUA no mercado de Bordeuax nos anos 80, ela disse, quando havia a mesma preocupação de que consumidores europeus estavam abandonando Bordeaux para ir ao novo mercado do outro lado do Atlântico.

"Toda vez que há um Mercado novo, tensão é criada. Aconteceu com os EUA nos anos 80 e aconteceu agora com a Ásia, no ano passado. Mas esse ano tem sido mais estável - não tem tido o mesmo entusiasmo".

"Tudo é auto-regulado e agora há um bom equilíbrio entre a Europa, Ásia e os EUA, apesar de que esse último tem sido difícil. Ainda há uma grande demanda da Ásia, mas não está crescendo tanto quanto crescemos com a safra de 2009".

Ela adicionou, "Eu não acredito em bolhas - com uma bolha você tem um ótimo aumento, depois ela explode. Eu não acho que isso irá acontecer - o mercado irá se estabelecer sozinho, e com a safra de 2010 nós estamos começando a ver essa regulação".

Cazes também disse que os preços extraordinários dos primeiros vinhos alcançaram um "fenômeno especial".

Em Bordeaux, Mathieu Chadronnier, diretor da CVBG Grands Crus, negou a previsão da existência ou não de uma bolha, mas admitiu que em alguns casos, os preços estão de fato "fora do controle".

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Redação
Publicado em 11/07/2011, às 09h34 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h47


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