Vinho - 26.Out.

Mercado de leilão de vinhos finos diminui 20%


O mercado de leilões de vinhos finos pode diminuir 20% ou mais em 2012, com o valor dos vinhos de Bordeaux descendo, prevêem especialistas. As casas de leilões estão avisando que o mercado pode ter caído cerca de 100 milhões de reais não ultrapassando os 400 milhões em 2012.

divulgação

"Existe uma diminuição significativa e não seria surpreendente se diminuísse mais do que isso", disse o CEO de vinhos para América e Ásia da Sotheby's, Jamie Ritchie.  Chateau Lafite 2009, considerado referência para os preços dos vinhos tops de Bordeaux, está cotado por 7.500 euros a caixa, de acordo com o Liv-ex, sendo que no começo de 2011 estava por 14 mil euros. "No entanto Bordeaux sempre terá um efeito material sobre o valor do negócio de leilão", disse Ritchie. "No regime geral, outros países [como a Itália e Califórnia] são em grande parte irrelevante."

Na Christies em Nova Iorque, Per Holmberg, diretor de vinhos para a América, disse que existe a possibilidade do mercado diminuir mais do que 22%, mas não é o apocalipse que as pessoas estão dizendo. "Os preços estão achatando e se estabilizando antes de ficarem super aquecidos - o mercado está se re-configurando sozinho", explicou ele.

Mais notícias sobre vinhos...

Documentário da BBC fala do crescimento da indústria de vinhos australiana
Carla Bruni-Sarkozy será presidente de leilão beneficente de vinho
Château Margaux contrata gerente de negócios chinesa visando o mercado asiático
Site elege melhores hotéis para amantes de vinho
Mulher se passa por Master of Wine em rede social

Da redação

Publicado em 26 de Outubro de 2012 às 11:00


Notícias