Vinho - 26.Out.

Mercado de leilão de vinhos finos diminui 20%

por Redação

O mercado de leilões de vinhos finos pode diminuir 20% ou mais em 2012, com o valor dos vinhos de Bordeaux descendo, prevêem especialistas. As casas de leilões estão avisando que o mercado pode ter caído cerca de 100 milhões de reais não ultrapassando os 400 milhões em 2012.

divulgação

"Existe uma diminuição significativa e não seria surpreendente se diminuísse mais do que isso", disse o CEO de vinhos para América e Ásia da Sotheby's, Jamie Ritchie.  Chateau Lafite 2009, considerado referência para os preços dos vinhos tops de Bordeaux, está cotado por 7.500 euros a caixa, de acordo com o Liv-ex, sendo que no começo de 2011 estava por 14 mil euros. "No entanto Bordeaux sempre terá um efeito material sobre o valor do negócio de leilão", disse Ritchie. "No regime geral, outros países [como a Itália e Califórnia] são em grande parte irrelevante."

Na Christies em Nova Iorque, Per Holmberg, diretor de vinhos para a América, disse que existe a possibilidade do mercado diminuir mais do que 22%, mas não é o apocalipse que as pessoas estão dizendo. "Os preços estão achatando e se estabilizando antes de ficarem super aquecidos - o mercado está se re-configurando sozinho", explicou ele.

Mais notícias sobre vinhos...

Documentário da BBC fala do crescimento da indústria de vinhos australiana
Carla Bruni-Sarkozy será presidente de leilão beneficente de vinho
Château Margaux contrata gerente de negócios chinesa visando o mercado asiático
Site elege melhores hotéis para amantes de vinho
Mulher se passa por Master of Wine em rede social

palavras chave

Notícias relacionadas