14.Set - Produto Nacional

Mercado de vinho gaúcho acelera seu ritmo


*      
Ao Brasil!
O setor de vinhos gaúcho vai ao poucos reconquistando seu lugar no mercado. Segundo o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), no primeiro semestre de 2009, a venda de vinhos produzidos no Rio Grande do Sul subiu 13% em relação ao ano passado.

127,9 milhões de litros de vinhos finos saíram das prateleiras rumo às taças dos consumidores. O presidente da Associação Gaúcha de Vinicultores, Benito Panizzon, alerta para a situação delicada em que o estado se encontra, com a forte concorrência de vinhos estrangeiros, mas não deixa de comemorar o aumento das vendas.

Esse consumo alto só aconteceu devido as ações de divulgação, como participação em feiras. Outro dado favorável para os gaúchos é que de janeiro a julho de 2009, foram importados 3,6% a menos de vinhos do que 2008, fator que deixa a concorrência um pouco menor e ajuda a alavancar as vendas de produtos nacionais.  

*

"É o menor volume de vinhos importados que entrou no Brasil desde 2006" - afirma o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani. Outro dado otimista para os brasileiros é a alta nas vendas de suco de uva (38%) e espumantes (20%). Com a aproximação do ano novo, a perspectiva é que as vendas de espumante cresçam ainda mais.

 

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ O Melhor Vinho do dia: À vitória de Rubinho em Monza!

+ Aumento de temperatura média causa alarde

+ O Melhor Vinho do dia: Ao tênis e aos vinhos da Argentina!

+ Chef do "Hell''s Kitchen" vai assinar vinhoChef do "Hell''s Kitchen" vai assinar vinho

+ Novas regras para safra de Champagne

Da redação

Publicado em 14 de Setembro de 2009 às 15:52


Notícias