17.dez - Mercado de vinho online em expansão

Mercado de vinho online torna-se o canal preferido dos compradores

por Redação

Steve Woods

Com o aumento do consumo de vinho em todo o mundo, mais especificamente nas economias emergentes, o mercado de vinho online converteu-se em um dos canais preferidos pelos compradores, revela o estudo "Os mercados eletrônicos no setor do vinho na Europa".

A pesquisa foi elaborada pela eMarket Services, um projeto internacional formado pelas instituições do Comércio Externo da Noruega, Países Baixos, Irlanda, Canadá e Espanha.

Segundo os dados, embora os mercados eletrônicos de vinho tardem em estabelecer-se, esta forma de comercializar a bebida expandiu-se significativamente nos últimos anos e em algumas zonas dos EUA, onde, por exemplo, 50% da distribuição de vinhos é realizada através deste meio.

As vantagens apresentadas pela venda online são imensas, "sobretudo para os produtores independentes de propriedade familiar", indica o estudo, salientando que "esta é uma parte muito importante da estrutura comercial vinícola".

Considerando que, provavelmente, aparecerão mercados eletrônicos para servir países como a China ou a Rússia, também é verdade que existem países que já estão trabalhando em novas plataformas, casos da Nova Zelândia e Austrália.

Entre os inconvenientes, aparece a tradicional relação pessoal que se estabelece entre consumidores e distribuidores, difícil de substituir por uma oferta anônima na Internet, assim como as normas legais existentes em diversos países que restringem a venda de bebidas alcoólicas na Internet.

palavras chave

Notícias relacionadas