Revista ADEGA
Busca

10.Ago - Mercado de vinhos espanhol reage à crise

Mercado de vinhos espanhol reage à crise


Região de La Rioja, principal DOC espanhola

Os efeitos da crise mundial no mercado do vinho aos poucos parecem estar passando.

A Espanha, país com a maior área destinada à produção da bebida no mundo, que viu até abril números que assuntavam os produtores locais, começa, a partir dos números do mês de maio divulgados recentemente, a vislumbrar o fim do mau momento das bodegas locais.    

Os últimos dados da Agência Tributária (AEAT), analisados pelo Observatório Espanhol do Mercado do Vinho (OEMV), ainda mostram queda no volume das exportações do vinho espanhol em relação ao mesmo período do ano anterior.

Ao preço de 1.851 milhões de euros, foram exportados 1.526 milhões de litros de vinho em 2008. Assim, de acordo com levantamento as perdas do mercado espanhol de volume e valor fixam-se na casa de 11,5 % e 11 %.

Ainda que negativo, os números indicam uma realidade melhor que a apresentada pelos índices anteriores.

Nos primeiros cinco meses do ano a situação era bem pior. Em razão da crise que se abatia pelo mundo, as estatísticas registraram uma decréscimo de 18 % no valor exportado pelos espanhóis e uma queda de 22% na quantidade de vinhos vendida fora do país ibérico. Em abril, a queda foi de 20 e 25%, repsctivamente.    

Nesse período, à exceção dos vinhos de licor, que tiveram aumento de 2% no valor e 7% na quantidade exportada, todas as categorias da bebida apresentaram queda.  

No geral, de 2009 seguem sendo um ano negativo, mas os números de maio servem de alento para uma melhora, que, todavia, só poderá ser confirmada ao longo dos meses.

Mais notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Vinícola Aurora recebe mais de 18 mil turistas em julho

+ Os melhores espumantes do Brasil

+ Vinho tinto pode prevenir infecções
+ Editora lançará livro sobre vinhos de 1 milhão de dólares

+ O Melhor Vinho do dia: À educação e aos vinhos chilenos!

Redação
Publicado em 10/08/2009, às 10h57 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias