Revista ADEGA
Busca

Vinho - 14.Jan - Cavas Espanha

Mercado Exterior impulsiona venda de cavas na Espanha


Durante os nove primeiros meses de 2010, foram vendidas mais de 140 milhões de garrafas de cava espanhola, o que representa um aumento de quase 10% na comercialização, se forem comparados os números do mesmo período do ano anterior. No mercado interno, foram totalizados mais de 56 milhões de garrafas, apontando um crescimento de 4,6% em relação a 2009, enquanto no mercado externo foram vendidos quase 92 milhões, um aumento de 13,5% nas vendas.

O presidente do Conselho Regulador de Cava de Barcelona, Gustavo Garcia Guillaumet, se mostrou muito satisfeito com os dados apresentados, em especial com a mudança no atual contexto, considerado complicado. "Estes resultados são devido ao esforço feito pelas empresas", acrescentou o diplomata.

Além disso, Guillaumet destacou o aumento produzido pelo mercado externo, liderado pela Alemanha, para onde foram vendidas mais de 22 milhoes de garrafas nos nove primeiros meses do ano passado, o que representa um crescimento de 20%.

O segundo maior consumidor de cava é o Reino Unido, com um número superior a 19 milhões de garrafas. Porém, deve-se destacar a Bélgica, um país de apenas 11 milhões de habitantes, que alcançou a terceira colocação, após vender cerca de 14 milhões de garrafas entre janeiro e setembro de 2010, registando um aumento de 41%. Assim, desbancou os tradicionais norte-americanos, que acabaram ficando em quarto lugar na lista.

Por sua vez, o Japão obteve um excelente nível de crescimento na comercialização, com 23,5% relacionados ao mesmo período de 2010. No total, mais de quatro milhões de garrafas foram vendidas no país asiático durante os primeiros nove meses do ano passado.

Diante dessa situação, Guillaumet também destacou a tendência de consumo sazonal de cava. "Enquanto há alguns anos o Natal representa 50% das vendas de cava por ano, agora esse número é de 39%, com o restante sendo consumido durante todo o ano", concluiu o presidente.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Viticultor grego é eleito prefeito da segunda maior cidade da Grécia
+ Bordeaux começa a investir nos orgânicos
+ Vinícola australiana encampa campanha contra AIDS

Produtor de vinhos e astro do futebol Americano, Charles Woodson brilha na reta final da NFL
+ A favor da sustentabilidade, produtora espanhola lança linha de cosméticos à base de uvas

Redação
Publicado em 14/01/2011, às 14h55 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h47


Mais Notícias