Vinho - 03.Jan

Microorganismos nas uvas podem gerar vinhos diferentes da mesma vinha

por Redação

Um estudo realizado por uma equipe da Universidade Stellenbosch, na África do Sul, publicado no jornal Plus One, diz que diferenças em microorganismos presentes em uvas idênticas da mesma vinha, podem criar vinhos diferentes.

divulgação

"Na indústria do vinho, as comunidades de fungos em uvas são especialmente importantes. As espécies de leveduras presentes na baga podem contribuir para o processo de fermentação, e, portanto, as propriedades aromáticas do vinho", explicam os pesquisadores. Para o estudo, os especialistas provaram uvas de três vinhas que utilizavam sistemas de produção variados: orgânico, tradicional ou biodinâmica.

Nas três práticas de cultivo, foi verificado que dentro de uma única vinha, as pequenas diferenças entre as videiras, tais como a temperatura ou a exposição ao sol, podem alterar significativamente a composição da comunidade de fungos. "Nossas descobertas podem ajudar viticultores e enólogos no planejamento do vinho, implementando estratégias para moldar a bebida conforme seu desejo", conta um dos pesquisadores.  Também foi descoberto que as mesmas espécies de levedura dominavam todas as vinhas, apesar do orgânico possuir maior variedade de fungos que os demais.

Mais notícias sobre vinhos...

Saint Emillion é a AOC mais conhecida entre os franceses
Cientistas criam vinho que causa menos efeito colaterais
Vinícola cria rótulo que mostra quando vinho atinge temperatura
Indústria francesa quer lei de proteção e reconhecimento do vinho nacional
Familia fundadora reassume controle da maior empresa vinícola de Portugal

palavras chave

Notícias relacionadas