Vinho - 4.Jun

Morre Aldo Conterno, um dos mais importantes produtores de Barolo

por Redação

O importante produtor de vinhos Barolo, Aldo Conterno, faleceu no último dia 30, aos 81 anos em sua casa em Monforte d'Alba, Piemont.

divulgação
Aldo Conterno, faleceu aos 81 anos em sua casa em Piemonte

Desde que rompeu com seu irmão e fundou sua vinícola nas proximidades da Bussia , em 1961, Conterno ajudou a elevar a identidade do Barolo no mundo. Foi pioneiro em usar tecnicas e estratégias de marketing modernas para divulgar e aumentar a qualidade da variedade.

Nascido em 1931, ele vem de uma família de viticultores. Em 1954 se mudou para Califórnia, quando dois tios quiseram montar uma vinícola no Vale do Napa e o chamaram para ser enólogo da empresa.

Depois de voltar da Coréia, aonde foi lutar pelo exercito norte-americano, Aldo voltou à Itália após a morte de um de seus tios, e fundou uma vinícola com seu irmão. Com o fim da pareceria por voltar de 1961 ele decidiu montar sua própria empresa, Poderi Aldo Conterno, com técnicas mais avançadas e tentando criar vinhos de qualidade elevada.

"Aldo Conterno era realmente um grande homem. Ele fez história Barolo nos últimos cinqüenta anos, continuando a ter a reputação deste vinho único ao seu mais alto nível ", disse Pietro Ratti, um produtor de Barolo e presidente do Consorzio di Tutela Barolo Barbaresco Alba Langhe e Roero.


Nos últimos anos, Conterno era semi-aposentado, deixando o controle da vinícola para seus três filhos. Mas ele ainda era uma força na adega e na comunidade local, alguém cuja opinião importava muito para a nova geração de enólogos.

Mais notícias sobre vinhos...

Arqueólogo descobre vinho mais velho do mundo
Abre primeira unidade de Wine bar de vinhos Bordeaux em Xangai
Marca lança coleção de fragrâncias inspiradas em vinhos
Vinexpo recebeu 38% mais visitantes do que na edição anterior
Fundação viticultores arrecada mais de 250 mil dólares para doação

palavras chave

Notícias relacionadas