Morre Ernest Gallo, criador do maior império vitivinícola dos EUA

por Fernando Roveri

O empresário Ernest Gallo, o homem que criou o maior império vitivinícola dos Estados Unidos, morreu na última terça-feira 6, em Modesto, na Califórnia, de causas naturais, aos 87 anos. Gallo era um dos 400 americanos mais ricos dos Estados Unidos, segundo a revista Forbes.

Ao lado do seu irmão Julio, morto em 1993, Ernest criou o mercado vitivinícola daquele país depois da "Lei Seca", na década de 20, quando o Governo proibiu o consumo e fabricação de bebidas alcoólicas no país. Também transformou o condado de Sonoma, na Califórnia, no mais importante centro de produção de vinhos americano.

Os irmãos Gallo, imigrantes italianos, começaram sua história de sucesso em 1933, ano em que iniciaram a fabricação de vinhos, como tinham ensinado seus pais. Uma década depois eram os líderes da indústria, através da adoção de técnicas modernas de fabricação e comercialização, e da aquisição de vinhedos em todo o Estado. Hoje, a companhia E&Gallo Winery emprega mais de 4.600 pessoas e comercializa o produto em mais de 90 países.

palavras chave

Notícias relacionadas