Vinho - 13.Out - Luto

Morre Marcel Lapierre, um dos pioneiros na produção de vinhos naturais na França

por Redação

Marcel Lapierre

Marcel Lapierre, vinicultor francês pioneiro na produção de vinhos naturais, morreu nesta segunda-feira (11) aos 60 anos.

Lapierre era uma das figuras mais queridas em Morgon, região de Borgonha, sendo o proprietário da vinícola Domaine Des Chênes desde 1973, ano em que assumiu os negócios de sua família.

Em 1981, conheceu Jules Chauvet, enólogo conhecido como o pai do movimento da vinicultura natural na França e, sob sua influência, Lapierre introduziu técnicas biodinâmicas em sua produção. O vinicultor se tornou um dos maiores defensores da produção de vinhos sem adição de SO2 e de leveduras tradicionais, abstendo-se também da utilização de herbicidas e fertilizantes químicos.

"Estou triste após descobrir que o grande Marcel Lapierre morreu. RIP. Hoje vamos beber Morgon", disse Eric Asimov, crítico de vinhos do periódico New York Times em seu twitter.

OMelhorVinho.com.br: ADEGA faz um brinde em homenagem a Marcel Lapierre com seu Morgon 2007, um vinho verdadeiramente maravilhoso, de palato sublime e aveludado. Quer saber mais? Clique aqui

ESPECIAL: Quebra-cabeça de mil peças - À primeira vista, a Borgonha parece simples de ser compreendida, mas, é preciso longo tempo de estudo para entender seus mínimos detalhes

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Estrela do pop, Chris de Burgh irá vender parte de sua coleção de vinhos

+ Robert Parker é satirizado em história em quadrinhos

+ Colheita em Bordeaux entra em fase final

+ Mulher constrói casa ecológica com cinco mil garrafas na Rússia

Selo de qualidade de vinícolas brasileiras elevará preços em até 15%

palavras chave

Notícias relacionadas