Vinho - 13.Out - Luto

Morre Marcel Lapierre, um dos pioneiros na produção de vinhos naturais na França


Marcel Lapierre

Marcel Lapierre, vinicultor francês pioneiro na produção de vinhos naturais, morreu nesta segunda-feira (11) aos 60 anos.

Lapierre era uma das figuras mais queridas em Morgon, região de Borgonha, sendo o proprietário da vinícola Domaine Des Chênes desde 1973, ano em que assumiu os negócios de sua família.

Em 1981, conheceu Jules Chauvet, enólogo conhecido como o pai do movimento da vinicultura natural na França e, sob sua influência, Lapierre introduziu técnicas biodinâmicas em sua produção. O vinicultor se tornou um dos maiores defensores da produção de vinhos sem adição de SO2 e de leveduras tradicionais, abstendo-se também da utilização de herbicidas e fertilizantes químicos.

"Estou triste após descobrir que o grande Marcel Lapierre morreu. RIP. Hoje vamos beber Morgon", disse Eric Asimov, crítico de vinhos do periódico New York Times em seu twitter.

OMelhorVinho.com.br: ADEGA faz um brinde em homenagem a Marcel Lapierre com seu Morgon 2007, um vinho verdadeiramente maravilhoso, de palato sublime e aveludado. Quer saber mais? Clique aqui

ESPECIAL: Quebra-cabeça de mil peças - À primeira vista, a Borgonha parece simples de ser compreendida, mas, é preciso longo tempo de estudo para entender seus mínimos detalhes

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Estrela do pop, Chris de Burgh irá vender parte de sua coleção de vinhos

+ Robert Parker é satirizado em história em quadrinhos

+ Colheita em Bordeaux entra em fase final

+ Mulher constrói casa ecológica com cinco mil garrafas na Rússia

Selo de qualidade de vinícolas brasileiras elevará preços em até 15%

Da redação

Publicado em 13 de Outubro de 2010 às 08:35


Notícias