Triste perda

Morre veterano do vinho Bob Oatley

Australiano faleceu aos 87 anos neste final de semana

por Redação

Fundador da Rosemount Estate, Bob Oatley teve sua morte anunciada no último dia 10 de janeiro. Nascido em 11 de junho de 1928, foi pioneiro na produção de vinho australiano.

Oatley deixou sua esposa Valarie e três filhos, Sandy, Ian e Ros. Além de sete netos e oito bisnetos. Em 2015, a revista Forbes o classificou como a 34ª pessoa mais rica do mundo.

De origem humilde em Hunter Valley, Oatley fez sua primeira aventura no mundo dos negócios ao exportar café e grãos de cacau para Papua-Nova Guiné entre os anos de 1950 e 1960.

A partir de 1969, trabalhou e foi responsável por uma das maiores forças da moderna indústria de vinhos do país. Em 2001, vendeu a Rosemount Estate por A$ 1.5 bilhão na fusão com a concorrente Southcorp.

Cinco anos depois, montou a Robert Oatley Vineyards com seu filho Sandy. Bob era também um entusiasta de iates. Ganhou uma corrida de Sydney à Hobart e a Admiral’s Cup (Copa do Almirante), em Cowes.

O companheiro produtor de vinhos Bruce Tyrrell lamentou o falecimento e relembrou “Bob, juntamente com a Rosemount, foi um dos que fizeram o gigantesco trabalho de quebrar a ideia de que a Austrália não sabia produzir vinhos, no início dos anos 1980”.

A morte de Bob Oatley foi anunciada com “profunda tristeza” pela família do produtor. “Estamos sinceramente tocados com as inúmeras palavras e tributos recebidos de amigos, de colegas e de toda a comunidade de vinho da Austrália. Nós agradecemos a todos pelas palavras de amor e pelas condolências”. 

palavras chave

Notícias relacionadas