Vinho - 30.Jun - Nova denominação

Mudam as regras para denominação dos vinhos Beaujolais

por Redação

Novas regras sobre a questão da denominação dos vinhos produzidos em Beaujolais, região situada ao sul da Borgonha, foram finalmente acertadas.

Conhecida internacionalmente por sua longa tradição vinícola, Beaujolais é considerada uma parte da região vinícola de Borgonha, apesar do clima parecer-se mais ao do Ródano e da sua produção de vinhos não se assimilar à da região. Geralmente a produção é feita a partir de uvas da casta gamay, mas nas denominações de origem francesa, não se costumava colocar no rótulo principal a enologia da uva.

Segundo as novas definições, os vinhos brancos Beaujolais não poderão mais ser rotulados como AOC Bourgogne branco. Da mesma forma, os vinhos Beaujolais que satisfazem os critérios percentuais varietal terão a permissão de conter a casta da uva no rótulo principal.

Nada é simples na França, mas em geral esta é uma boa notícia", disse Laurent Chevalier, diretor da vinícola Domaine Henry Fessy, produtora de vinhos em Beaujolais. De acordo com ele, as novas regras são boas, porque, a partir de agora, os consumidores irão poder ver imediatamente se o seu vinho é feito a partir Gamay ou Pinot Noir.

A nova denominação, Côteaux Bourguignons, substituirá Bourgogne Grand Ordinaire e poderá ser aplicado a qualquer tinto Beaujolais.

Apesar de ter gostado da mudança, Chevalier disse que não fará a re-rotulagem de seus vinhos ainda. "Os detalhes mudaram tantas vezes, eu estou esperando até que o texto das leis seja esculpido em pedra".

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+Bilionários escoceses produzem vinho em ilha do Canal da Mancha

+França e Chile são os grandes premiados em festival em Bordeaux

+ Chateaux em miniatura se tornam decoração de armários para vinhos

+ Bordeaux 2009 atinge preços recordes

+ Asprovinho é a segunda associação brasileira a receber Indicação de Procedência

+ Vitivinicultura sustentável é premiada na Califórnia

palavras chave

Notícias relacionadas