Vinho - 07.Jan

Mudança climática ameaça produção de vinhos na França

por Redação

"Em 20 anos a Inglaterra estará produzindo Grenache do Chateauneuf-du-Pape," fala Herve Lethielleux, sócio da boutique parisiense de vinho L'Etiquette, sobre a mudança climática que está afetando o equilíbrio entre o clima, solo e outros fatores importantes para a produção de vinhos na França.

divulgaçao

"Se você olhar para Tasmânia, era muito dificil produzir uvas 25 a 40 anos atrás, hoje é claramente muito mais adequado", diz Gregory Jones, climatologista pesquisa da Universidade Oregon, sobre a região produtora de vinho na Austrália.

Os produtores franceses já estão sentindo os efeitos da crescente concorrência de outros países, as temperaturas mais elevadas nos últimos anos fizeram com uvas tivessem menos  acidez e maior teor de açúcar. Que produz  vinhos com  maior álcool e mais frutado - alguns acham mais enjoativo.  "À medida que você fica mais velho você não quer essas bombas de fruta extremamente alcoólicas", diz Juan Sanchez, proprietário do Le Derniere Goutte, uma loja de vinhos de Paris.

Na França, onde o vinho é uma parte importante da cultura social ", bombas de fruta alcoólica" também são contra-intuitivo para o paladar típico. Combinado normalmente com a comida, o vinho é geralmente destinados a acrescentar em vez de dominar. "Você quase não quer comer com esses tipos de vinhos, eles são como uma refeição em si", explica Sanchez.

A mudança ambiental está começando a apertar um sistema que tem sido fundamental para o vinho europeu por séculos. "A Europa é historicamente relacionada a caracteristicas regionais baseadas em variedades de vinhos e estilos particulares", diz Jones, que também é especialista no estudo da estrutura de clima e adequação para a viticultura."Aqueles que têm a capacidade de adaptação diante das mudanças climáticas vão ser muito mais capazes de se adaptar através de uma gama de futuros climáticos diferentes", acrescenta.

Mais notícias sobre vinhos...

Autor de Sideways prepara o último livro da trilogia para 2014
Nova Zelândia honra presidente de vinícola por seu bom trabalho
Vinícola italiana sofre ataque e perde 700 litros de vinho
Vinhedos australianos são ameaçados por incêndios causados pelo calor
Vinícola espanhola doa dinheiro das vendas para Associação de Sindrome de Down

palavras chave

Notícias relacionadas