Vinho - 09.Jun - Pesquisa norte-americana

Mudanças climáticas não influenciam aumento de teor alcoólico do vinho, diz estudo

por Redação

Um estudo recente dos EUA tirou as dúvidas dos produtores de vinho os quais alegavam que a mudança climática é responsável pelo aumento do teor alcoólico.

Divulgação
Esse artigo, "Splendide Mendaz - falsas alegações sobre o alto e crescente conteúdo de álcool no vinho", da American Association of Wine Economists, analisou o clima com base nos dados de 1992 a 2009.

Foram analisadas mais de 129 mil amostras de vinho, incluindo 80421 tintos e quase 47 mil brancos de todo o mundo.

Constatou-se que na maioria dos países produtores de vinho o índice de calor cresceu menos que o teor alcoólico, e não pode ser atribuído como principal fator desse aumento constante.

O índice de calor foi criado pela média diária das temperaturas altas e baixas ao longo do período relevante de crescimento nos vários países estudados.

Essa pesquisa indica, dizem os autores, que a média do conteúdo alcoólico no vinho aumentou 1,12% em 18 anos. De acordo com eles, esse dado é considerado mais alto que o esperado quando comparado ao índice de calor, que prevê um aumento médio de 0,05% de álcool por ano.

Seria preciso um aumento gritante de 6,6ºC na temperatura média, durante a estação de crescimento, para somar 1% no aumento do teor médio de álcool no vinho.

O estudo também notou discrepâncias entre o teor alcoólico impresso no rótulo da garrafa e conteúdo de fato no vinho. "Rótulos são tendenciosos diante da norma, têm um teor desejado para um vinho particular - tinto ou branco", disse Julian Alston, da UC Davis.

"Talvez seja mais benéfico para a vinícola dar ao consumidor tanto as características desejadas pelo consumidor (incluindo o conteúdo de álcool maior) e as características do rótulo desejadas, suavizando o verdadeiro teor alcoólico".

Alston também apontou que os índices de taxas induziram fortemente a distorcer informações sobre o álcool: Imposto Federal de Vinho é de US$1,07 por galão de vinho de 14% ou menos de álcool, e US$1,57 por galão para os de teor de 14,1 a 21%.

Quanto às razões para o aumento do teor pelo mundo, os autores sugerem que podem haver diversos fatores climáticos ou culturais que não foram medidos, mas "nossas descobertas nos levam a pensar que o aumento do teor alcoólico do vinho é principalmente devido ao homem".

Mais notícias sobre vinhos...

+ Nomacorc fará pesquisa sobre a ação do oxigênio no vinho

+ Produtores de vinho unem música clássica e modernidade em design de garrafa

+ Venda de Champagne de 200 anos bate "recorde"
+ Produtora australiana compra premiada vinícola na Tasmânia

+ Na Espanha, cai quase 9% consumo de vinho em domicílios

palavras chave

Notícias relacionadas