Vinho - 14.Abr - Competição

Mulheres se destacam em "campeonato mundial de sommeliers"

por Redação

O renomado sommelier Enrico Bernardo, campeão do "World's Best Sommelier" em 2004

Quatro mulheres se classificaram entre os melhores doze na competição de melhor sommelier do mundo (World's Best Sommelier), que acontece em Santiago, Chile, nesta semana.

Duas canadenses, Elyse Lambert e Véronique Rivest, uma norueguesa, Merete Bø, e uma romena, Julia Gosea, competirão nesta quarta-feira, 14 de abril, nas finais. Entre os outros oito finalistas, há, também representantes de Reino Unido, França. Itália, Espanha, Suíça, Japão e Austrália.

A prestigiada competição acontece a cada três anos e é, de acordo com Gerard Basset - o representante britânico na final - mais desafiadora do que os exames para Master of Wine. "O (teste para) Master of Wine é uma maratona, enquanto o campeonato mundial está mais para uma corrida de 100 metros, se você falhar terá poucas chances para se recuperar".

A competição abre espaço para os sommeliers bem sucedidos se consolidarem financeiramente nos mais diversos mercados.  Enrico Bernardo, vencedor em 2004, tem dois restaurantes com duas estrelas da Michelan em seu nome, em Paris.  Ele também está entre os antigos vencedores que contribuíram com o desenvolvimento de um abridor de garrafas da renomada marca francesa laguiole.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ O Melhor Vinho do Dia: Para harmonizar com um prático sanduíche de forno!

+ TV estatal espanhola lança série baseada no mundo do vinho
+ Jamie Oliver estréia novo programa para os norte-americanos
+ Área de plantio de vinhedos caiu 1,2% em 2009
+ Tim Atkin visita Navarra e mostra interesse pelos vinhos rosados




palavras chave

Notícias relacionadas