Vinho - 01.Out - Expectativa

Napa Valley pode ter sua melhor safra em 36 anos, diz Michael Modavi

por Redação

Michael Mondavi: "Meus vizinhos estão preocupados, mas eu prefiro essas condições"
Se a colheita do Napa Valley atingir às expectativas de Michael Mondavi, este ano a região californiana pode ter sua melhor safra em mais de três décadas.

Segundo o gosto do filho do lendário vinicultor Robert Mondavi e fundador da companhia Folio Wine Partners, muitos dos vinhos produzidos no Napa Valley acabam tendo um teor alcoólico muito elevado, além de serem muito frutificados. Ele acredita, no entanto, que as baixas temperaturas que atingiram a região este ano façam com que a safra 2010 seja diferente. "Um clima frio como este foi visto pela última vez em 1974, nos dando a rara oportunidade de fazer vinhos mais elegantes", disse ele.

Com nevoeiros costeiros e temperaturas em torno dos 20º C - ao invés dos normais 30ºC -, a Califórnia teve um verão completamente fora do normal este ano. No entanto, Mondavi está confiante de que o clima frio fará com que este seja um ano extraordinário para a produção de vinhos da região.

"Eu acredito que essa temperatura mais amena nos permitirá fazer vinhos mais encorpados, com mais elegância e equilíbrio do que nos outros anos. Tomara que isso vire uma tendência", torceu o vinicultor, que ainda brincou: "Meus vizinhos estão preocupados, mas eu prefiro essas condições".

OMelhorVinho.com.br: O produtor Robert Mondavi se tornou uma lenda no Napa Valley. Muitos acreditam que foram seus métodos de vinificação que fizeram a região californiana despontar como importante produtora de vinhos. Em homenagem a esse ícone, ADEGA recomenda a seus leitores o Seña 2002, um vinho de muita força e exuberância no nariz, com toques herbáceos mostrando muito frescor e potência. Saiba mais clicando aqui!

ESPECIAL: As Castas - Existem inúmeras variedades de videiras no mundo aptas a produzir vinho. Este fator é, sem dúvida, juntamente com o clima e o solo, um dos grandes segredos do vinho. Da sua escolha depende, em boa parte, o produto final.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Eslovênia celebra colheita com homenagem à vinha de 400 anos

Uma Thurman aproveita tour por Manhattan com vinho californiano

+ Viticultores da Califórnia comemoram crescimento de exportações para China

+ Napa Valley e França se unem contra preconceito britânico

+ Vinhos Domaine Romanée Conti serão vendidos por metade do preço na Suécia

palavras chave

Notícias relacionadas