Vinho - 13.Mai - Contra a lei

No Canadá, lei referente ao transporte de vinhos será desafiada em ato

por Redação

Divulgação
Terry David Mulligan, personalidade canadense do mundo do vinho
Segundo o site Wine Spector, Terry David Mulligan, personalidade da TV e rádio canadense, fará ato para chamar atenção do governo em relação à Lei de Importação de Líquidos Intoxicantes, de 1928, relativa ao transporte de bebidas alcoólicas entre províncias.

Mulligan irá desafiar tal lei ao atravessar a fronteira de duas províncias levando vinhos - e depois os trazendo de volta.

"É uma violação dos nossos direitos pessoais, o fato de você não poder levar seus próprios bens de uma província a outra. É uma violação da constituição já que afeta o comércio entre províncias e é totalmente contraprodutivo na promoção por todo país da indústria de vinhos canadense".

Produtoras canadenses já vêm reclamando que a proibição do transporte de vinhos os impede de fazer negócios direto com o consumidor. Mesmo turistas visitando, por exemplo, o Vale de Okanagan não podem levar o vinho para casa, nem mandar entregar.

Em um mercado onde produtores são relutantes ante esse controle nas fronteiras ser o único meio legal de vender seus vinhos, ter seus produtos tirados das prateleiras e longe dos olhos dos consumidores é uma sentença de morte. A maioria dos que querem vender seus vinhos em outras províncias não tem um nível de produção alto o suficiente para se adequar à demanda de volume da junta de controle. Envios diretos proveriam novos clientes.

Há diversas sugestões de reforma da lei, como implementar um auxílio no consumo ou um sistema de transporte que iria requerer que as bodegas recebessem uma permissão da junta de controle provincial de bebidas, para enviar seus vinhos enquanto são cobrados impostos.

Ninguém desafiou a lei ainda, mas Mulligan espera que essa ação mude tal panorama.

OMelhorVinho.com.br - Confira a avaliação de um bom vinho doce canadense!

Mais notícias sobre vinhos...

+ Vinícola brasileira é pioneira na implantação de sistema de rastreabilidade no país

+ 11ª edição da Spain Gourmet Fair, em Tóquio, abre inscrições

+ Vinícola inglesa utilizará sistema sustentável de irrigação

+ Vinho com menor teor alcoólico é cada vez mais procurado

+ Indústria de vinho tem perspectivas promissoras

palavras chave

Notícias relacionadas