Vinho - 17.Jun - Sustentabilidade

Nos EUA, garrafas de vinho começam a ser reutilizadas

por Redação

Na expectativa de conseguir uma clientela ecologicamente, San Diego County começará a reutilizar as garrafas de vinho e reduzir a sua pegada ecológica.

Divulgação
Holzhauer começará a reutilizar garrafas em grande escala a partir segunda-feira
Vinavanti Wines em São Marcos and Hacienda de las Rosas em Ramona são os primeiros do estado da Califórnia a vender seu produto em garrafas antigas, as quais são coletadas e esterilizadas por uma companhia de Sonoma que está tentando relançar essa tendência nos EUA.

Essa idéia "retrógrada" - é só lembrar das garrafas de leite entregues em casa - ainda é usada pela indústria de cerveja no Canadá. Ela é parte também de uma tendência internacional na qual companhias assumem a responsabilidade pelos seus produtos mesmo após a venda, e encontram meios de reduzir os recursos naturais consumidos pela população no planeta. Nessa onda, os cartuchos de tinta de impressora são reabastecidos, os resíduos de tinta são reformulados e os celulares desatualizados são remodelados.

Enquanto alguns clientes talvez negam essa idéia de reutilização da garrafa, outros têm uma grande chance de aderir como um sinal de sustentabilidade. A companhia de Sonoma que empurra esse conceito diz que suas garrafas são "mais limpas que as novas", porque elas são lavadas um pouco antes de embalar, ao invés de ficar exposta a poeira.

"Há imensos benefícios", diz o fundador da Product Stewardship Institute em Boston, Scott Cassel. "Os impactos ambientais disso devem ser menores que coletar a garrafa, esmagar o vidro e refabricar em uma garrafa novamente".

Dois anos atrás, William Holzhauer, fundador da Las Rosas e presidente da Associação de Vinicultores de San Diego County, começou a re-esterilizar suas próprias garrafas de vinho para reutilizar na sala de degustações da vinícola, quando ele percebeu que elas eram praticamente inúteis no mercado de reciclagem. A idéia se relaciona com o seu comprometimento com um plantio sustentável, ima ética compartilhada por muitos vinicultores e clientes.

Na próxima segunda-feira ele espera começar a primeira temporada de produção em grande escala com garrafas reutilizadas, e para Agosto ele planeja outra mudança: fazer o ciclo de vida do vidro completo - colocar uma etiqueta de remessa nas garrafas e solicitando-as de volta. Isso possivelmente estabelecerá um novo padrão para a indústria.

Mais notícias sobre vinhos...

+ Conferência em Barcelona mobiliza vinicultores em prol do meio ambiente

+ Casal norte-americano transforma escola do século 19 em vinícola

+ Baseado nos benefícios à saúde que o vinho traz, novo método de pontuação é criado

+ Consumo de vinho na Guatemala duplica e é a segunda bebida mais consumida

+ Preços de safra Bordeaux 2010 também empacam venda nos EUA

palavras chave

Notícias relacionadas