Vinho - 26.Nov - Nova classificação de St Emilion

Nova classificação de St Emilion é aprovada

por Redação

Região de St Emillion, na França
Após quatro anos de drama e confusão, uma nova classificação de St Emilion entrará em vigor a partir da safra de 2012.

O órgão de apelações francês (INAO) finalmente aprovou o novo Regulamento, quase exatamente quatro anos depois de a antiga classificação desmoronar juridicamente.  

Os vinhos de Saint Emilion são os únicos no mundo a se submeterem a uma classificação de 10 anos, onde os Chateaux são revistados de cima e para baixo, dependendo da qualidade.

Existem atualmente 72 chateaux classificados, Abrangendo 880 hectares, ou 16% dos 5.500 de hectares de vinha de Saint Emilion.

Agora, uma nova classificação está em vista, com a mudança principal sendo a criação de uma organização independente para monitorar as tomadas de decisões.

"Estamos todos felizes por estarmos nos aproximando do final deste episódio difícil, e estamos conscientes da importância da classificação. Para garantir que tudo seja totalmente independente, não podemos nos envolver demais nos detalhes, afirmou Hubert de Bouard, ex-proprietário e presidente do chateaux Angélus. ". Tudo deve ser feito através do INAO, não por nós, de Saint Emilion".

A nova classificação será administrada por uma comissão de sete membros do INAO, nenhum dos quais provenientes de Bordeaux.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Califórnia lança "ciclovia do vinho"

+ Enólogo português Antonio Saramago visita a Abravinis nesta quarta-feira
+ Iniciativa australiana é acusada de xenófoba e protecionista
+ Ingleses escolhem maio o Mês Nacional do Vinho em 2011


palavras chave

Notícias relacionadas